Desde 1904 na cidade do Porto.

2016 também foi Ano do Sport

13921083_1161264777250238_6085682098837708214_n

O Novo Ano que agora começa traz as melhores expectativas para o Sport Club do Porto, depois de um 2016 notável.

Na Ginástica, mais uma vez o Sport dominou em toda a linha e com a particularidade de em Ano Olímpico o nosso clube ter estado representado no maior acontecimento desportivo do planeta com a melhor ginasta portuguesa de todos os tempos – Filipa Martins. No RIO’2016, a ginasta do Sport obteve a melhor classificação portuguesa de sempre na Ginástica Artística, ao concluir na 37ª posição em All-Around.

Filipa Martins havia garantido a presença nos Jogos Olímpicos Rio’2016 obtendo o 21º lugar entre 46 atletas no ‘test event’ realizado na Arena Carioca, permitindo assim a segunda presença de uma atleta portuguesa no Torneio Olímpico de Ginástica Artística Feminina, depois de em 2012 a ginasta Zoi Lima, também do Sport, ter marcado presença nos Jogos Olímpicos de Londres.

Mas não ficou por aqui este ano de excelência para Filipa Martins. Em representação da seleção nacional, obteve o 7º lugar na classificação geral nas provas de qualificação do Campeonato da Europa de Ginástica Artística Feminina, que decorreu na cidade suíça de Berna, onde Zoi Lima também teve bom desempenho, contribuindo para que a representação portuguesa finalizasse em 16º lugar entre 25 equipas participantes, sendo esta a melhor classificação de sempre por equipas alcançada num Campeonato da Europa de GAF.

No que toca a Taças do Mundo, Filipa Martins somou duas Medalhas de Bronze na 9ª Taça do Mundo de Doha (Qatar), ao obter o 3º lugar na final de Trave e depois de também ter concluído na 3ª posição a final de Paralelas Assimétricas.

Já na sétima edição do GYMSPORT e em representação da seleção nacional, Filipa Martins foi a grande vencedora ao vencer as finais do solo, trave e paralelas assimétricas, ganhando assim três das quatro finais em disputa. Na prova disputada no Centro de Alto Rendimento da Anadia e sob organização da secção de ginástica do Sport, há também a registar o 3º lugar por equipas no sector feminino obtido pela selecção nacional, constituída por Beatriz Cardoso, Rafaela Ferreira e Filipa Martins.

Também na Taça do Mundo de Anadia há a registar o 9º lugar obtido por Zoi Lima na final de Saltos., em representação da seleção nacional.

No plano nacional, o Sport dominou a Elite do Campeonato Nacional da I Divisão de Ginástica Artística, com 20 campeões nacionais individuais e 7 taças por equipas, das quais três de 1º lugar e quatro de 2º lugar, num total de 53 subidas individuais ao pódio.

Na prova disputada no CAR, em Sangalhos, Filipa Martins dominou na GAF com vitórias nos exercícios de Solo, Paralelas Assimétricas e Trave, enquanto Zoi Lima foi primeira classificada no Salto e segunda na classificação geral.

Já na Taça de Portugal, o Sport e Filipa Martins venceram respetivamente por equipas e na geral individual. Filipa Martins venceu em Paralelas Assimétricas e Trave, enquanto Zoi Lima ganhou no Solo e Saltos.

Por equipas, para além da vitória da equipa do Sport A (Filipa Martins, Zoi Lima, Beatriz Barbosa e Rafaela Ferreira) o pódio ficou completo com a formação do Sport B (Inês Romero, Leonor Feijó, Carolina Almeida e Maria Ribeiro), que ocupou a 3ª posição.

Na Ginástica Artística Masculina, o Sport obteve o 2º lugar por equipas com Luís Barroca, Ricardo Almeida, João Campos, Ricardo Martins e Tiago Barbosa, enquanto que na geral individual o pódio ficou preenchido com dois ginastas do nosso clube, Tiago Barbosa (2º com 76,500 pontos) e Ricardo Almeida (3º somando 66,750 pontos).

No Remo, Letícia Gonçalves, Joana Branco, Rita Rodrigues e Tânia Saraiva, da equipa W4x do Sport, obtiveram o 1º lugar e sagraram-se campeãs nacionais no Campeonato Nacional de Fundo disputado em Gondomar, numa prova em que o remo do Sport também obteve mais três pódios, dos quais um de vice-campeão nacional. Neste Campeonato Nacional de Fundo que decorreu na pista de Melres, a tripulação M8+, formada por Bernardo Coelho, Diogo Coelho, João Santos, Guilherme Aguiar, Tito Pinto, Guilherme Gomes, Luís Rodrigues, Ruben Leodoro e Luís Araújo, obteve o 2º lugar sagrando-se vice-campeã nacional, enquanto Mafalda Martins, em 1xJuvF, foi terceira classificada. Também a equipa formada por Pedro Costa, Ricardo Silva, Ronne van Heijningen e Guilherme Silva obteve a 3ª posição na prova de 4xJuvM.

Já Joana Branco (1x seniores femininos 2000m), Joana Branco / Eva Gonçalves (2x seniores Femininos 2000m) e Eva Gonçalves / Joana Branco / Maria Pereira Rodrigues / Tânia Saraiva (4x seniores Femininos 2000m), todos do Sport Remo, obtiveram o primeiro lugar nas respetivas categorias no Campeonato Nacional de Velocidade, disputado na pista do Centro de Alto Rendimento, em Montemor-o-Velho. Da ‘armada’ do Sport Remo há também a registar os segundos lugares obtidos por Mariana Teixeira / Maria Monteiro Marques / Filipa Fragoso / Sofia Pena (4x iniciados Femininos 1000m), Francisco Santos (1x juniores Masculinos 2000m) e Gonçalo Silva / Nuno Oliveira / Francisco Bastos / Paulo Canedo (4x juniores Masculinos 2000m), numa jornada em que os representantes do Sport subiram por 6 vezes ao pódio.

Também a equipa A do Spot em 4x Abs F, formada por Eva Gonçalves, Joana Branco, Maria Pereira Rodrigues e Tânia Saraiva, venceu a edição deste ano da regata Head of the Douro Race 2016/2017, organizada pela Federação Portuguesa de Remo. No entanto, recorde-se que apenas a equipa vencedora no setor masculino foi contemplada com a inscrição e despesas de deslocação à Head of the River Race 2017, que se disputará em Londres, a 25 de março.

Nos Veteranos, Mário Mota, do Sport, obteve o 2º lugar na prova para Veteranos Escalão F masculinos no Campeonato Nacional de Remo Indoor 2016, em que o nosso clube garantiu 5 pódios. Na prova disputada em Vila do Conde, há também a registar os pódios de Vânia Canteiro (3º lugar na Promoção feminino), José Santos (3º lugar no Adaptado / Banco Móvel masculino), Joana Ribeiro (3º lugar no Veterano / Escalão B feminino) e Jorge Conceição (3º lugar na prova Veterano / Escalão D masculino).

No Rugby, o Sport sagrou-se vice-campeão nacional feminino em Rugby de Sevens. No percurso das vice-campeãs nacionais há a registar o 1º lugar obtido pela equipa dirigida pelo professor Nuno Gramaxo na primeira etapa disputada em Arcos de Valdevez, os dois 2ºs lugares nas jornadas de Caldas da Rainha e Tondela, bem como o 3º lugar na ronda de Coimbra.

O Sport Rugby também fechou o ano com um brilhante 2º lugar na edição de 2016 do Figueira Beach Rugby, perdendo apenas na final diante das campeãs francesas Les "Putain de Nanas".

Na Vela, Carolina Campos disputou o seu segundo Campeonato da Europa consecutivo na classe Optimist, finalizando na 37ª posição do grupo de prata feminino na prova disputada em Crotone, Itália

Também Duarte Logarinho e Ricardo Cardoso disputaram o Campeonato do Mundo da classe Vaurien, que decorreu em Viana do Castelo.

No âmbito nacional, regista-se o 3º lugar feminino e o 18º da geral no EDP – XI Campeonato de Portugal de Juvenis obtido por Carolina Campos, na prova organizada pela Federação Portuguesa de Vela, disputada em Cascais.

Por sua vez, na Vela Adaptada, Fernando Pinto e Luísa Graça, ambos do Sport, garantiram o pódio no Mundial de Hansa 2.3, disputado em Medemblik, na Holanda.

Os dois velejadores do Sport terminaram a prova em 2º e 3º lugares, respetivamente, enquanto Pedro Carvalho, também do Sport, finalizou em 8º lugar na sua 1ª competição internacional, numa prova constituída por 10 regatas e ganha pelo malaio Mustakim Matrin.

No Hipismo, Gustavo Granjo, do Sport, ganhou a prova de 1,00m com o seu Ovni no Concurso Nacional de Salto quatro estrelas, no âmbito do Equiocio 2016, na cidade espanhola de Ferrol.

Na prova disputada no Recinto Ferial de Punta Arnela, há também a registar o pódio de Carolina Laranjeira e Oitava na prova de 1,20m (3º lugar).

A Esgrima, que este ano viu beneficiada a sua Sala de Armas – cuja inauguração coincidiu com a homenagem do clube a Jorge Olímpio Bento e José Pedro Oliveira (Cruz de Mérito) e Fernando Lucas e Filipe Melo (Medalha de Dedicação) –, também teve um ano com excelentes resultados.

No plano internacional, há a registar o 11º lugar (Iniciados) de Marta Caride entre 105 atiradoras no prestigiado Challenge CEP, também conhecido por “Marathon de Paris”, o 22º lugar entre 190 atletas na etapa de Modling, na Áustria, do Circuito Europeu de Cadetes, o 36º lugar na prova disputada em Paris para o Circuito Nacional francês – Circuit National Elite U17, bem como a 41ª posição na Olympique Cabriès Calas, etapa francesa do Circuito Europeu de Cadetes, disputada no Complex Sportif Raymond Martin, na cidade francesa de Cabriès, e com a presença de 196 atiradoras.

No plano nacional, Marta Caride sagrou-se pelo 2º ano consecutivo Campeã Nacional de Florete, no escalão de Iniciados. 

Nas Finais Nacionais nas armas de Florete dirigidas aos escalões de formação, a esgrima do Sport obteve 6 pódios, dos quais três de ouro. Tiago Calejo em Infantis, Marta Caride em Iniciados e José Miguel Guimarães em Cadetes subiram ao mais alto lugar do pódio, nuns campeonatos em que João Ribeiro também foi prata em Infantis, Bernardo Laires bronze nos Cadetes e Marta Caride repetiu o pódio com prata em Cadetes.

Nos juniores, o Sport também garantiu 6 pódios no Campeonato Nacional, que decorreu na Escola Almeida Garrett, em Vila Nova de Gaia. Os atiradores dirigidos por José Miguel Cabral e Filipe Melo conquistaram os 2º (Rui Artur Costa) e 3º lugares (Gonçalo Camelo) na prova individual masculina e o 2º lugar na prova individual feminina (Marta Caride), bem como duas medalhas de prata e uma de bronze por equipas. Neste particular, o destaque vai para os vice-campeões nacionais masculinos SCP1 (Rui Artur Costa, Gonçalo Camelo e João Paulo Lopes) e feminina (Marta Caride, Patrícia e Carolina), enquanto a equipa masculina SCP2 (José Miguel Guimarães, Bernardo Laires e Guilherme Pereira) obteve a medalha de bronze.

Por sua vez, a equipa do Sport Esgrima formada por Bernardo Laires, Guilherme Pereira, José Miguel Guimarães sagrou-se Campeã Nacional Cadetes (U17) em Florete masculino, numa prova em que Marta Caride e Bernardo Laires também se sagraram individualmente campeã nacional e vice-campeão nacional, respetivamente.

Já Sofia Gouveia e João Paulo Lopes, do Sport, também se sagraram Campeões Nacionais Universitários em florete, no Campeonato Nacional Universitário de Esgrima. Na prova que decorreu no Estádio Universitário de Lisboa, Rui Costa, também do Sport Esgrima, conquistou a medalha de bronze no torneio de sabre.

Resultados que nos permitem constatar que o Sport Club do Porto continua a crescer de forma sustentada e os resultados desportivos de 2016 não deixam de ser um enorme elogio aos atletas, técnicos, dirigentes e colaboradores, num ano também caracterizado pela substancial melhoria das condições dos múltiplos equipamentos que o clube dispõe, fruto também das parcerias que o Sport foi estabelecendo tendo por fim último proporcionar as melhores condições aos nossos campeões.

 

.

Facebook