João Paulo Brito da Silva, vice-presidente do Sport Club do Porto, foi hoje eleito Presidente do Conselho Fiscal do Comité Olímpico de Portugal no âmbito da lista liderada por José Manuel Constantino ao COP.
João Paulo Brito da Silva, economista e vice-presidente do Sport responsável pela área financeira da centenária instituição, vai representar dentro do movimento olímpico o seu clube, um dos poucos agraciados pelo COP com o Troféu Olímpico, no princípio dos anos 70 do século XX.
O Sport, um dos pioneiros a fornecer com valores desportivos a participação portuguesa nos Jogos Olímpicos, mantém nos seus ideais, mas sobretudo na sua prática, os princípios do Olimpismo, a atividade amadora no Desporto, o chamado Desporto pelo Desporto.
O Sport Club do Porto orgulha-se do contributo dado ao longo de muitas décadas ao movimento Olímpico, e revê-se na candidatura do Prof. José Manuel Constantino, integrando assim o elenco, de uma forma empenhada, no próximo ciclo que agora se inicia.
A lista liderada por José Manuel Constantino arrecadou 92 votos, contra apenas 67 de Marques da Silva. Foi a primeira vez que todo o colégio eleitoral votou, num total de 162 votos, distribuídos por 75 membros (29 federação olímpicas, com 4 votos cada, 28 federações não olímpicas e 18 membros extraordinários).
José Manuel Constantino será o 11.º presidente do COP, num mandato que terminará após os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro’2016.