Com um novo ano pela frente e um sem número de desafios desportivos no horizonte, não deixa de ser significativo que sirvam de referência os bons resultados conquistados pela família Sport no último ano, com especial ênfase para a conquista do título de Campeão da Europa de Veteranos (M3 -100kg) pelo nosso judoca João Santos, ou a conquista da Medalha de Ouro nos exercícios de Solo nos Campeonatos do Mediterrâneo pelo nosso ginasta José Nogueira, mas também o facto do nosso atleta Diogo Romero ter inscrito um novo elemento no Código de Pontuação de Ginástica Artística Masculina da Federação Internacional de Ginástica.
Exemplos de superação e excelência não faltam neste emblema centenário e que muito contribuem para criar escola e motivar sucessivas gerações de desportistas ao longo destes 115 anos de história do Sport Clube do Porto.
Mas comecemos pelo Judo, modalidade que há pouco se juntou ao nosso clube e vai somando sucessos. A começar pelo seu treinador João Santos, que conquistou o título de Campeão da Europa de Veteranos (M3 -100kg) na prova disputada nos finais de julho no Gran Canária Arena, em Espanha, ultrapassando na final o ucraniano Vlacheslav Kleshnia, depois de nas meias-finais também ter levado de vencida o espanhol Saul Bolanos Socorro.
Já Miguel Dias, na categoria de -90kg, concluiu no 9.º lugar o European Judo Cup, disputado na cidade de Málaga. Também Luiz Coelho sagrou-se vice-campeão no V Open Internacional da Eurocidade Valença – Tui, na categoria de cadetes (-66kg). Mas não ficam por aqui os êxitos do Judo, com Ana Kokeza (3ª em abs / fem) e Carlos Figueiredo (3º em -100kg) a garantirem dois pódios para o Sport no Campeonato Nacional de Seniores 2019, a mais importante prova nacional da modalidade. Por sua vez, Miguel Dias também se sagrou vice-campeão nacional sub-23 na categoria de -90 Kg, no Campeonato AS Nacional Sub23 2019.
Num outro âmbito, Joana Baptista, Carlos Figueiredo e Miguel Dias Rato, atletas do Sport e em representação da UTAD e Politécnico do Porto, conquistaram 3 pódios no Campeonato Nacional Universitário 2019: Joana Baptista foi 2ª em -63Kg, Carlos Figueiredo 2º em +90kg e Miguel Dias Rato 3º em -90kg.
José Nogueira e Diogo Romero fazem história na ginástica
Na Ginástica, José Nogueira, em representação da seleção nacional júnior de Ginástica Artística, conquistou a Medalha de Ouro nos exercícios de Solo nos Campeonatos do Mediterrâneo na cidade italiana de Cagliari, repetindo o feito do ano anterior na prova então disputada em Tunes, na Tunísia. Por sua vez, o nosso ginasta Diogo Romero tem agora um novo elemento no Código de Pontuação de Ginástica Artística Masculina da Federação Internacional de Ginástica, o que releva o excelente trabalho desenvolvido por atletas e treinadores da SportGinástica, que fazem do nosso clube a melhor escola de ginástica do país.
Como que sublinhando este aspeto, a nossa treinadora Cristina Gomes foi distinguida pelo Comité Executivo da Federação Internacional de Ginástica com o diploma de Treinadora Honorária da FIG, pelo seu percurso como treinadora e participação em 9 Campeonatos do Mundo e 2 Jogos Olímpicos (LONDRES’2012 e RIO’2016). Recorde-se que para além desta distinção na sequência da reunião da FIG em São Petersburgo, na Rússia, a nossa treinadora Cristina Gomes também havia sido distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal no Dia Internacional da Mulher pelo currículo desportivo de referência.
Ainda no plano internacional, regista-se que José Nogueira e Mafalda Costa, em representação da seleção nacional, participaram no Festival Olímpico da Juventude Europeia (FOJE), que decorreu em Baku, numa prova em que o nosso representante da Ginástica Artística Masculina foi 1º reserva da final de solo e 2º reserva da final All around. José Nogueira e Lia Sobral foram também os representantes do Sport no Campeonato do Mundo de Juniores de Ginástica Artística, com o nosso ginasta a garantir a integração no Projeto de Esperanças Olímpicas do COP / Paris 2024, ao obter o 14º lugar no exercício de Saltos entre 120 ginastas. Já Guilherme Campos, em representação da FADU (Federação Académica do Desporto Universitário), participou na 30.ª Universíada de Verão Nápoles 2019, tendo obtido a 39.ª posição no All Around de GAM.
Também José Nogueira e João Rios, em representação da seleção nacional júnior, participaram Torneio Internacional de Berlim de GAM, com os nossos atletas a obterem a melhor classificação individual no seio da representação lusa. Na competição individual as melhores classificações foram alcançadas por José Nogueira que foi 2ª reserva tanto em Saltos como em Barra Fixa. Em All-Around, Nogueira alcançou também um excelente resultado, ao ter sido 17º, com 75.550 pontos, entre 68 ginastas em prova. Já João Rios foi 53º, com 68.250 pontos, numa competição em que estiveram presentes 25 países e um total de 38 delegações, com o Sport também a fazer-se representar pelo treinador Manuel Campos. Por sua vez, Rafaela Ferreira e Guilherme Campos participaram no TDB Pokal em Stuttgart, na Alemanha, em representação da seleção nacional de Ginástica Artística.
No plano nacional, Diogo Romero, José Nogueira, João Rios e Carolina Almeida, bem como o nosso ginasta Jacob Faulkner somaram os títulos de Campeões Nacionais de Ginástica Artística nas SUPER FINAIS 2019 aos 18 títulos nacionais obtidos pelo Sport no Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Na competição disputada no Pavilhão Multiusos de Guimarães, o Sport garantiu também 13 lugares de vice-campeão nacional em aparelhos, conquistados por Diogo Romero, José Nogueira, João Rios, Guilherme Campos, Carolina Almeida, Leonor Barbosa, Leonor Sousa, Mafalda Costa e Rafaela Ferreira. A Jacob Faulkner, que arrecadou o 1º lugar em Solo e 2º em Argolas, não lhe foi atribuído o título de CN e vice-CN por não ser português.
Já antes, o Sport havia consagrado 18 campeões nacionais em Ginástica Artística Feminina e Masculina, para além de ter conquistado 4 títulos nacionais ao nível de equipas no Campeonato Nacional 1ª Divisão e Elites. Nas provas disputadas no Palácio dos Desportos em Torres Novas, sob direção da Federação de Ginástica de Portugal, Joana Reis, Thais Batista, Gabriela Alves (5), Leonor Soares (2), Maria Ramalho, Mafalda Pacheco, Carolina Marques, Leonor Sousa, José Reis (5), Pedro Leão (2), Vasco Pereira (6), Gaspar Ribeiro, Miguel Lima, Rui Campos, Jacob Faulkner, João Rios, José Pedro Nogueira e Miguel Freitas subiram ao mais alto lugar do pódio, numa competição em que o Sport também garantiu os títulos coletivos de Iniciados Femininos, Juvenis Femininos, Juvenis Masculinos e Juniores Masculinos, bem como o de vice-campeão nacional Juniores Femininos e Seniores Femininos.
Inês Oliveira, Diogo Coelho e Allison Russo evidenciam-se no remo
Já a mais antiga modalidade praticada no Sport, o Remo, continua a encher-nos de orgulho. A internacional Inês Oliveira, em representação da seleção nacional, concluiu com o seu skiff ligeiro (BLW1x) na 15ª posição o Mundial de sub-23, disputado em Sarasota, nos Estados Unidos. Ainda lá por fora, Inês Oliveira disputou a final C de “double scull” ligeiro do Campeonato da Europa que decorreu na cidade suíça de Lucerna, prova em que fazia par com Joana Branco. Num outro âmbito, Inês Oliveira também participou na final B de LW2x, na Taça do Mundo de Plovdiv, na Bulgária.
No plano nacional, o ano começou da melhor forma com o Sport a garantir 3 pódios no Campeonato Nacional de Remo Indoor 2019, que se disputou em Caminha, com Inês Oliveira, Mariana Teixeira e José Santos em plano de evidência. Inês Oliveira, uma das maiores promessas do remo nacional e que em 2018 havia se sagrado Campeã da Europa Universitária em LW2x, obteve o 3º lugar na prova de Sénior L Femininos (2000m), igual posição conquistada por Mariana Teixeira em Júnior Femininos (2000m). Por sua vez, José Santos conquistou o 2º lugar na disciplina Adaptado LTA Masculinos (1000m).
Nos Campeonatos Nacionais de Velocidade, Inês Oliveira venceu a prova de 1xSen Fem 2000m, numa competição em que o nosso clube conquistou 6 pódios, com um título nacional e três de vice-campeão nacional. Nos campeonatos que decorreram na pista do Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho, acompanharam o sucesso da Inês Oliveira os 2.os lugares de Diogo Coelho e Allison Russo em 2x Sen Masc 2000m, Maria Monteiro Marques em 1xJuv Fem 1500m e David Cardoso da Silva em 1x Juv Masc 1500m. Carolina Bacalhau, Maria Pereira Rodrigues, Catarina Costa Vieira e Inês Santos Silva garantiram o 3º lugar em 4x Sen Fem [FD] 2000m, enquanto Pedro Vitor, Pedro Bandeira, Luís Aguiar e Ricardo Silva foram 3.os em 4- Sen Masc [FD] 2000m.
Já a tripulação do Sport em 4xAbs fem formada por Eva Gonçalves, Tânia Saraiva, Maria Rodrigues e Inês Silva obteve um 1º e 2º lugares na 6ª edição da Regata Internacional de Fundo – Centro Mar, disputada na foz do rio Lima, em Viana do Castelo. Na prova entre pontes, com largada na Praça da Liberdade e chegada no Centro de Remo, a tripulação Sport formada por Carolina Bacalhau, Catarina Vieira, Mafalda Martins e Mariana Teixeira concluiu no 3º (sáb) e 6º (dom), numa competição que reuniu representantes de quatro países europeus — Portugal, Espanha, França e Itália –, num total de 220 atletas.
Num outro âmbito, a tripulação de 4xSen Fem (F) formada por Eva Gonçalves, Tânia Saraiva, Sara Silva e Inês Santos Silva, bem como José Dória em 1xVet Mas FB venceram o Campeonato Nacional de Fundo 2019, numa prova em que o nosso clube conquistou mais doze pódios. Nos campeonatos disputados na Albufeira do Maranhão, em Avis, subiram também ao pódio Diogo Coelho e Allison Russo (2º lugar em 2xSen Mas (F)), Inês Oliveira e Maria Pereira Rodrigues (2º lugar em 2xSen Fem (F)), Carolina Bacalhau e Catarina Costa Vieira (3º lugar em 2xSen Fem (F)), Octávio Barbosa, Carlos Maia Lopes, Bruno Cretu e Luís Aguiar (3º lugar em 4-Sen Mas (F)), Marta Barbosa (2º lugar em 1xSen Fem FB), Ricardo Silva e Mário Pinto (2º lugar em 2xJun Mas (F)), Mariana Teixeira (2º lugar em 1xJun Fem FA e 2º lugar em 1xJun Fem), Filipa Fragão e Maria Pedroto (2º lugar em 2xJun Fem (F)), Maria Monteiro Marques (2º lugar em 1xJuv Fem FA) e David Cardoso da Silva (2º lugar em 1xJuv Mas FA e 1xJuv Mas).
Já Inês Oliveira, em representação da seleção nacional, obteve o 5º lugar na prova de ‘skiff’ (1xsen Fem), da Head of the Cork, organizada pela Federação Portuguesa de Remo e disputada na Albufeira do Maranhão, em Avis, exclusiva a skiffs e com largada em simultâneo para todos os participantes na distância de 6000m, reunindo inúmeros atletas da elite internacional do remo, bem com os melhores atletas nacionais. A internacional Sub 23 do Sport obteve também a 2ª posição na prova feminina absoluta da Aerobic Monsters de 2019, numa competição em que Allison Russo, também internacional Sub 23 do Sport Remo, concluiu a prova masculina na 13ª posição, nesta regata com 6,5 km no rio Douro, entre Valbom e a Ponte do Freixo.
Por sua vez, David Cardoso da Silva venceu a prova de 1xJuv Masc da 14ª Regata Internacional Ponte da Amizade, disputada no rio Minho, numa prova em que Maria Monteiro Marques também foi ao pódio, com um 2º lugar, em 1x Juvenis Femininos.
Num outro âmbito, a dupla formada por Diogo Coelho e Allison Russo, bem como Inês Oliveira estiveram em evidência na XXXIX Regata Internacional de Gondomar, disputada na pista de Melres, no rio Douro. A tripulação do nosso clube formada por Diogo Coelho e Allison Russo venceu a prova Double scull Absolutos Masculinos, enquanto Inês Oliveira, em representação da seleção nacional e fazendo dupla com Joana Branco, venceu a regata de Double scull Absolutos Femininos, ambas na distância de 2000m. Nesta prova há também a registar os pódios garantidos pela dupla Carolina Bacalhau e Catarina Costa Vieira em Double scull Absolutos Femininos, bem como o também 3º lugar de José Santos em skiff Adaptados Masculinos 1000m.
O Sport também garantiu 2 pódios na 14ª Regata Internacional Litocar, com dois segundos lugares através de Maria Monteiro Marques (1x Juv Fem 500m) e David Cardoso da Silva (1x Juv Masc 500m), respetivamente.
Já os nossos veteranos concorreram com quatro tripulações no Campeonato Nacional de Velocidade, com destaque para o ‘double scull’ formado por Hugo Bártolo e Pedro Neves que garantiu o 6º lugar na distância de 1000 metros. Na prova que decorreu na pista de Montemor-o-Velho, há ainda a registar o 16º lugar do ‘double scull’ de Jorge Romão e Mário Mota na mesma distância, bem como o 12º lugar do ‘skiff’ de José Dória também na distância de 1000m. Por sua vez, a tripulação de ‘shell de 4’ formada por Jorge Romão, Mário Mota, Luís Ruvina e José Silva obteve o 13º lugar, também na distância de 1000m.
Mais recentemente, as tripulações do Sport formadas por Guilherme Silva, Pedro Costa, Mário Pinto e Ricardo Silva, em 4-Abs masc, e André Costa, David Silva, Francisco Silva e Pedro Bártolo, em 4+Jun masc, conquistaram os primeiros lugares na XXXI Regata Internacional de Natal, em que o nosso clube garantiu também mais 3 pódios. Na prova organizada pela Associação de Remo do Norte e disputada nas águas do Douro entre a Baía de S. Paio e a Ponte D Luís I, numa distância de 5km, o Sport Remo também garantiu os segundos lugares com as tripulações formadas por Inês Oliveira, Inês Silva, Mariana Teixeira e Maria Rodrigues (4xAbs fem), Mafalda Martins, Benedita Bacelar, Catarina Vieira e Maria Pedroto (4-Abs fem) e Octávio Barbosa, Carlos Lopes, Bruno Cretu e Allison Russo (4xAbs masc).
Sub-16 do Rugby brilharam na Holanda
No Rugby, o Sport voltou a marcar presença North Sea Beach Rugby, disputado na cidade holandesa de Haia e desta vez com a particularidade de ter participado com duas equipas: Sub16 masculinos e Seniores Femininos. Na prova integrante do circuito europeu de Beach Fives Rugby e com a presença de 160 equipas da Holanda, França, Inglaterra, Rússia, Itália, Curaçau, África do Sul e Portugal, os sub 16 do Sport Rugby concluíram na 4ª posição na sua primeira internacionalização, enquanto que as Seniores Femininas ficaram pelo 8º lugar.
No plano nacional, o destaque vai para a revalidação do título no Foz Plaza Figueira Beach Rugby International, com as nossas meninas a baterem na derradeira partida as francesas do Putain Nanas. Com mais este triunfo na 10ª edição do Foz Plaza Figueira Beach Rugby International, que coincidiu com última etapa do Circuito Europeu de Beach Rugby, organizado pela Associação Europeia de Beach Rugby (EBRA), as meninas do Sport garantiram o título de Campeãs do Masters da Figueira da Foz de Beach Rugby, numa competição que reuniu 42 equipas (28 masculinas e 12 femininas).
Ainda no rugby, Elsa Santos representou o Sport no Women’s Sevens Trophy 2019, cujas etapas decorreram em Budapeste e Oeiras (Jamor), com a seleção nacional a concluir em 7º e 5º lugares, respetivamente. Nesta prova em que os dois primeiros classificados do ranking final apuravam-se para o torneio europeu de qualificação olímpica na Rússia que definiria o representante europeu feminino em Tóquio’2020, também integraram a treinadora do Sport Rugby e ex-atleta Daniela (Minga) Correia, atualmente no Sporting, bem como Catarina Ribeiro, que na última época jogou no Stade Toulousain.
Marta Caride prepara ataque aos Jogos de Tóquio
Na Esgrima, o Sport continua a somar êxitos em todos os escalões. Ana Viana e Maria Melo obtiveram o 1º e 2º lugares, respetivamente, nas Finais Nacionais dos Circuitos Infantil e Juvenil na arma de Florete. De registar também as medalhas de bronze alcançadas por Luís Castanheira e Miguel Dantas, em Benjamins e Infantis masculinos, respetivamente, bem como o bronze de Luísa Mendes no escalão de cadetes.
Já Marta Caride juntou o título de Campeã Nacional de Florete Feminino Seniores ao de Juniores, numa prova em que a esgrima do nosso clube também garantiu o título nacional Feminino por equipas (Luísa Mendes; Mª João Lopes; Marta Caride; Sofia Gouveia) e o de vice-campeão nacional Masculino por equipas (Bernardo Laires; José M. Guimarães; Manuel Pitta; Rui Costa), reforçando o título de Marta Caride de florete nos Campeonatos Nacionais Juniores, numa prova em que coletivamente o nosso clube também se sagrou campeão nacional em equipas masculinas e vice-campeão nacional em equipas femininas. O conjunto formado por Bernardo Laires, José Miguel Guimarães e José Pedro Guimarães conquistou o título nacional, após bater na final a formação do Ginásio Clube Português. Na vertente feminina, a equipa do Sport constituída por Luísa Mendes, Mariana Semblano e Marta Caride conquistou o 2.º lugar do pódio, sagrando-se assim vice-Campeã Nacional.
Já equipa do SCP constituída por João Ribeiro, Santiago Bossa e Tiago Calejo, sagrou-se vice-campeã nacional de florete no Campeonato Nacional de Cadetes, onde também há a destacar a medalha de bronze conquistada pela nossa formação feminina composta por Luísa Mendes, Mariana Semblano e Sofia Gonçalves, bem como o 3º lugar de Tiago Calejo na vertente individual.
Sublinhando o excelente trabalho desenvolvido por Filipe Melo, o nosso técnico foi distinguido como Personalidade do Ano – Esgrima, no decorrer 23ª Gala do Desporto promovida pela Confederação do Desporto de Portugal. Com esta distinção no âmbito dos “Óscares do Desporto Português”, que anualmente é organizado pelo CDP, o treinador Filipe Melo viu reconhecido o importante trabalho que vem desenvolvendo com a Esgrima do Sport, bem como o importante papel que tem tido para o crescimento da modalidade no nosso país.
No plano competitivo internacional, regista-se 36º lugar de Marta Caride da Taça do Mundo de Udine, a 39ª posição a Taça do Mundo de Zagreb e a 38ª posição a Taça do Mundo de Bochum, competições pontuáveis para o Ranking Mundial de Florete Feminino Juniores. Ainda neste âmbito, Marta Caride alcançou o quadro de 64 na etapa que decorreu na cidade austríaca de Modling.
No Campeonato da Europa de Foggia, Marta Caride, Tiago Calejo e José Miguel Guimarães obtiveram respetivamente o 33°, 59º e 61º lugares, enquanto que no Campeonato do Mundo de Torún (Polónia) Marta Caride concluiu na 27ª posição na vertente de Florete Feminino Juniores, numa competição em que Tiago Calejo, nosso representante em Florete Masculino Cadetes, obteve o 95° lugar.
Por seu turno, Rui Costa, em representação da Universidade do Porto, obteve o 30° lugar em florete masculino nas 30.as Universíadas de Verão – 2019, disputadas na cidade italiana de Nápoles. Já na sua incursão pela competição sénior internacional, Marta Caride regista o 140º e 143° lugares, respetivamente na Taça do Mundo do Cairo e Taça do Mundo de Paris, enquanto que garantiu a 57ª posição na Taça do Mundo de Bucareste (juniores) ou o 24º lugar no Open Internacional de Sabadell.
José Luís Kendall afirma-se no ténis
No Ténis, José Luís Kendall juntou o título de Campeão Nacional sub 14 aos já conquistados de sub 12, ao vencer no derradeiro encontro o outro finalista João Maria Portugal, da Associação Académica de Coimbra, pelos parciais de 6-3 e 7-6 (7), na final do torneio disputada no Clube de Ténis de Setúbal.
Na Vela, a dupla de velejadoras formada por Carolina Campos e Leonor Pires concluiu na 58ª posição o grupo feminino Frota Prata do Campeonato do Mundo da classe 420 que decorreu ao largo de Vilamoura e que reuniu 540 velejadores de 35 nacionalidades. Já Jorge Ferrer concluiu no 39º lugar da classificação geral o Campeonato do Mundo de Laser, disputado em Port Zeland, na Holanda, depois de ter concluído em 57º lugar o Europeu Master de Radial, disputado em Roses, na Catalunha, Espanha.
No Futebol, o destaque vai para Marta Negrão, da Academia de Futebol Clip Sport, que com apenas 15 anos participou no Campeonato da Europa sub-17 disputado na Bulgária, onde a seleção nacional atingiu as meias-finais. Marta Negrão integrou o lote das 20 convocadas pelo selecionador nacional José Paisana e teve papel fundamental no percurso da equipa das quinas.
Por último, no Hipismo, Rita Cunha foi vice-campeã da Taça de Pré – Juvenis na Taça da Juventude, disputada no Centro Equestre Internacional de Alfeizerão, em Alfeizerão, Alcobaça. Na prova promovida pela Federação Equestre Portuguesa, Rita Cunha e Aferzysta garantiram a 2ª posição, enquanto Bruna Carvalho ficou pelo 6º lugar, também na prova de Pré – Juvenis.
A nível institucional, o Sport Clube do Porto foi distinguido com os Prémios Nacionais Bento Pessoa/Casino Figueira – ‘Entidade de âmbito nacional’, na cerimónia que decorreu no Salão Caffé do Casino. Os Prémios Nacionais Bento Pessoa, iniciativa da Tertúlia Bento Pessoa do Ginásio Clube Figueirense, tiveram início em 2007 e cumpriram este ano a sua 7ª edição.
Num outro âmbito, o nosso clube foi novamente distinguido pelo Programa Nacional de Desporto para Todos, na sequência da candidatura realizada em 2019. O Programa Nacional de Desporto para Todos (PNDpT) foi elaborado de acordo com as orientações internacionais do movimento Desporto para Todos (DpT) e adota a definição consagrada na Carta Europeia do Desporto.