DOUROCHARTER NAVEGAÇÃO DOURO ACIMA VEJA O VIDEO DOS NOSSOS BARCOS

ANO ATÍPICO COM OS FEITOS DE SEMPRE

No arranque de um Novo Ano e ainda confrontados com um período de grandes privações e constrangimentos no plano desportivo na sequência da pandemia pela Covid-19, nunca é demais recordar alguns dos maiores feitos dos nossos atletas que mais uma vez superaram as maiores adversidades para elevar bem alto o estandarte do centenário Sport.

Comecemos pela mais antiga modalidade praticada no clube e da qual cresceu há 116 anos, para recordar que o Remo esteve mais uma vez ao melhor nível ao dominar o Campeonato Nacional Velocidade 2020, traduzido pelas 5 vitórias das nossas atletas Inês Oliveira (1x Sen Fem 2000m), Eva Gonçalves, Inês Santos Silva, Mariana Teixeira, Maria Leão, Tânia Saraiva, Maria Pereira Rodrigues, Mafalda Martins e Sónia Sousa (8+ Sen Fem 2000m), Maria Leão e Maria Pereira Rodrigues (2x Sen Fem 2000m), Inês Santos Silva e Eva Gonçalves (2x Sen Fem 2000m) e Inês Oliveira, Eva Gonçalves, Tânia Saraiva e Inês Santos Silva (4x Sen Femininos 2000m), somando ainda pódios com mais três 2ºs lugares e três 3ºs lugares.

Nas provas disputadas na pista do Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho, o Sport garantiu os segundos lugares com André Costa e David Cardoso da Silva (2x Jun Masc 2000m), Mariana Teixeira e Maria Monteiro Marques (2x Jun Fem 2000m) e Francisco Sucena da Silva, Pedro Bártolo, Bernardo Carvalho e Jorge Teles e Castro (4- Jun Masc 2000m). Garantiram ainda pódios com 3ºs lugares Carlos Maia Lopes, Guilherme Silva, Bruno Cretu e Hugo Resende (4- Sen Masc 2000m), Rui Sousa e José Dória (2- Vet Masc 1000m) e Emanuel Soares (LTAIM1x 1000m).

Recordamos que inês Oliveira foi também a única representante feminina do nosso país no Campeonato da Europa de Sub-23, obtendo o 11.º lugar (5.º Final C) em skiff ligeiro, na prova realizada em Duisburgo, na Alemanha.

Já o quadri-scull sénior masculino com Otávio Barbosa, Allison Russo, Pedro Costa e Ricardo Lopes, do Sport Clube do Porto, obteve a medalha de prata no Campeonato Nacional de Fundo, numa prova em que o nosso clube também somou o bronze com a tripulação formada por Bruno Cretu, Hugo Resende, Guilherme Silva e Ricardo Silva. Neste Campeonato Nacional de Fundo disputado nas águas do Douro sob difíceis condições climatéricas em início de março, com chuva e ondulação forte, o Sport Remo somou mais quatro medalhas de bronze, em skiff sénior feminino (Mafalda Martins), quadri-scull sénior feminino (Inês Oliveira, Inês Silva, Joana Leão e Maria Rodrigues) e double-scull júnior masculino (David Silva, André Costa), bem como o quadri-scull júnior feminino na equipa mista com o Galitos (Mariana Teixeira, Maria Marques, Belém Pedroto e Rita Velhinho).

Num outro âmbito, Eva Gonçalves e Inês Santos Silva, em 2-Fem 2000m, venceram a Regata Internacional de Gondomar, numa prova em que o Sport também somou pódios em 2xFem com Maria Leão e Maria Pereira Rodrigues (2º lugar) e em 4xFem com as atletas Inês Oliveira, Eva Gonçalves, Tânia Saraiva e Inês Santos Silva (3º lugar), bem como em 2-Masc com Francisco Sucena da Silva e Bernardo Carvalho (3º lugar).

Por sua vez, a equipa de Quadri seniores femininos do Sport formada por Inês Oliveira, Inês Silva, Maria Rodrigues e Maria Leão dominou a prova de Sprint da VII Edição da Regata Internacional de Fundo – Centro de Mar, disputada no estuário do rio Lima, em Viana do Castelo, numa competição organizada pelo Viana Remadores do Lima e que contou com a presença de 248 atletas de Portugal, Espanha, França, Bélgica e Itália.

No Remo indoor somamos triunfos também no plano organizativo

No remo indoor, o Sport garantiu 11 vitórias e 20 pódios na 2ª Etapa do Campeonato Nacional de Remo Indoor 2020, organizado pelo nosso clube em colaboração com a Mean Machine CrossFit®.
Numa iniciativa reconhecida como “um sucesso” pela Federação Portuguesa de Remo, na etapa disputada em Ermesinde e dividida pelas provas de promoção e competição, João Seabra (Benjamim Masculinos), Eduardo Almeida (Iniciado Masculinos), Maria Marques (Júnior Femininos), Inês Silva (Sénior Femininos), Bruno Cretu (Sénior Masculinos), Maria Rodrigues (Sénior L Femininos), e as equipas formadas por Simão Dias / Matias Dias / Martim Alves / Sofia Pinto Oliveira (Iniciado Masculinos) e Maria Pereira Rodrigues / Hugo Resende / Bruno Cretu / Hugo Bártolo Sénior Masculinos), no Campeonato Nacional, bem como Luís Ruvina (60-64 anos Masculinos) e a equipa formada por Oliveira/Mota/Ruvina/Morais (40+ Masculinos), na Promoção, foram os grandes vencedores desta 2ª Etapa do Campeonato Nacional de Remo Indoor.
No tocante a pódios, o Sport viu também consagrados os atletas Artur Sousa (2º Benjamim Masculinos), Henrique Bártolo (2º Infantil Masculinos), Sofia Oliveira (2ª Iniciado Femininos), Matias Dias e Martim Alves (2º e 3º Iniciado Masculinos), Guilherme Teles (2º Juvenil Masculinos), Mariana Teixeira ( 2ª Júnior Femininos), Mafalda Martins (2ª Sénior Femininos), Hugo Resende (2º Sénior Masculinos), Carlos Lopes e Ricardo Silva (2º e 3º Sénior L Masculinos), as equipas formadas por Mariana Teixeira / David Cardoso da Silva / Bernardo Carvalho / F e Maria Marques / Maria Pedroto / Pedro Bártolo / Jorge Castro ( 2ºs e 3ºs Júnior Masculinos), e Inês Santos Silva / Pedro Sousa da Costa / Guilherme Silva / Pedro (2ºs Sénior Masculinos), enquanto na Promoção também subiram ao pódio Emanuel Soares (2º Adaptado LTAI Masculinos), Pedro Medeiros (3º Juvenil Masculinos), Néstor Arriola (3º 30-39 anos Masculinos), Sandra Costa (2ª 40-49 anos Femininos), Mário Mota (2º 60-64 anos Masculinos) e a equipa formada por Ferreira/Arriola/Oliveira/Costa (3ºs Sénior Masculinos).
Ainda no remo indoor, Inês Oliveira obteve o 2º lugar em Sénior L Femininos do Campeonato Nacional de Remo Indoor 2020, na prova promovida pela Federação Portuguesa de Remo em parceria com Clube Náutico da Praia de Mira e que decorreu no Complexo Multidesportivo de Mira. O nosso clube garantiu mais dois pódios, respetivamente os 3º lugares de Inês Silva em Sénior Femininos e João Seabra em Benjamim Masculinos.

Já a tripulação formada por Inês Oliveira, Inês Miguel, Maria Rita e Joana Leão obteve o 3º lugar em 4xAbs Fem na 40ª edição da Regata Miño Internacional – Copa Presidente Diputación de Pontevedra, que se disputou nas águas do rio Minho, promovida pelo Club Remo do Miño na distância de 6 quilómetros, entre Curros (Tomiño) e o Centro Interfederado de Remo y Piragüismo de Tui.

Entre os mais novos, Henrique Bártolo obteve o 2º lugar em 1x Inf Masc 500m do Encontro Nacional Remo Jovem 2020, numa final A perdida por centésimos de segundos, e disputada no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho. Já antes, Henrique Bártolo havia demonstrado as suas enormes potencialidades ao vencer a prova 1x Inf Masc 500m do Campeonato Regional Norte de 2020, numa competição em que o nosso clube também garantiu mais 4 pódios com Simão Dias, Martim Alves, Eduardo Almeida e Matias Dias (2º em 4x Inic Masc 1000m), Guilherme Teles (3º em 1x Juv Masc 1500m), Leonardo Lucena (3º em 1x Inic Masc 1000m) e João Seabra (3º em 1x Benjamins Masc 250m), na prova que decorreu na pista de Melres, no rio Douro, sob organização da Associação de Remo do Norte. Resultados que surgiram na sequência de outros desempenhos, como o triunfo de Henrique Bártolo na prova de 1xInf Masc da I Eco - Regata do Rio Lima, disputada no estuário do Lima junto a Viana do Castelo. Nesta prova promovida pelo Viana Remadores do Lima, há também a registar os pódios de Bernardo Carvalho (1º) e Jorge Castro (2º) em 1xJun Masc (primeiras remadas, 250m), bem como o 2º lugar de João Seabra em 1xBenj Masc e Fem (primeiras remadas, 250m).

A melhor escola de ginástica do país mantém a dinâmica vencedora

Na Ginástica, a melhor escola do país voltou a sublinhar todas as suas potencialidades, com a ginástica artística do Sport a dominar coletivamente a 2ª edição do Lisbon Artistic Gymnastics Tournament, promovido pelo Ginásio Clube Português, ao obter o 1º lugar por equipas em Ginástica Artística Masculina, bem como o 1º e 3º lugares em Ginástica Artística Feminina. No torneio que reuniu 80 atletas e disputado em meados de março no Complexo Desportivo Municipal do Casal Vistoso, o Sport participou com 19 ginastas que garantiram individualmente os 1º e 2º lugares seniores em GAF, Rafaela Ferreira e Lia Sobral, bem como os pódios de 2º lugar em juniores com Mafalda Costa e os 2º e 3º lugares em juvenis, com Gabriela Alves e Carolina Marques, respetivamente. Na Ginástica Artística Masculina, Guilherme Campos obteve o 1º lugar em seniores e Vasco Pereira 2º lugar em juvenis.

Já na Taça de Portugal, o Sport dominou ao garantir o triunfo por equipas em Absolutos e Esperanças em Ginástica Artística Masculina, enquanto que na Ginástica Artística Feminina garantiu também as vitórias em Esperanças e o 2º lugar em Absolutos. Na prova que decorreu no Centro do Alto Rendimento de Anadia, a equipa formada por Luís Barroca, Guilherme Campos, João Rios, Miguel Freitas, José Nogueira e Miguel Lima venceu em Absolutos com 212,750 pontos, da mesma forma que a equipa forrada por Gaspar Ribeiro, Vasco Pereira, Francisco Bateira, Rui Campos, José Reis e Pedro Leão venceu em Esperanças com 185,750. A juntar a este domínio do Sport na GAM, registam-se também a vitória de Vasco Pereira no All Around (Esperanças) com 64,400 pontos, bem como o 2º lugar de José Nogueira, com 73,850 pontos, no All Around em Absolutos.
Já na Ginástica Artística Feminina, a equipa formada por Joana Reis, Carolina Marques, Thais Batista, Gabriela Alves e Nicole Nagata obteve o 1º lugar em Esperanças com 133,950 pontos, enquanto que em Absolutos a equipa formada por Mafalda Costa, Leonor Soares, Rafaela Ferreira, Leonor Sousa e Lia Sobral ficou em 2º lugar, somando 136,250. No plano individual, Gabriela Alves venceu o All Around (Esperanças) com 45,750 pontos, enquanto que Rafaela Ferreira obteve o 3º lugar no All Around em Absolutos.

No Rugby de 10 (X’s) o domínio é nosso

No Rugby, o Sport sagrou-se campeão nacional 2019/20 de Rugby de 10 (X’s) ao vencer na terceira e última etapa as formações do MRC Bairrada e Caldas RC. Nos jogos disputados no Complexo Desportivo de Ramalde, antigo Campo do Inatel, no Porto, as meninas do Sport Rugby superaram o MRC Bairrada por 31-7 e o Caldas RC por 83-0.
Lia Guilart, Vanessa Nunes, Marion Maser, Vanessa Silva, Catarina Ribeiro, Isabel Ricardo, Ângela Vieira, Joana Mano, Sofia Antunes, Carlota Torres, Daniela Correia, Francisca Mendes, Ânia Santos, Carmen Pinto, Elsa Santos e Tamyres Conceição são as novas campeãs nacionais de X’s, tendo como treinadora Isabel Leite.

Na Esgrima, Marta Caride prosseguiu o seu périplo por alguns dos maiores torneios mundiais na perspetiva de ganhar experiência e competitividade para chegar aos Jogos Olímpicos de Tóquio, que entretanto ficaram adiados para este ano. O 92º lugar Taça do Mundo Juniores Modling e a 158° posição no Grande Prémio de Turin, foram os últimos resultados de Marta Caride no circuito internacional da modalidade. Antes, Marta Caride obteve o 76º lugar na Taça do Mundo de Bochum, competição pontuável para o ranking mundial de Florete feminino juniores. Na Taça do Mundo de Zagreb (juniores) Marta Caride obteve a melhor classificação da época, ao terminar a prova disputada na capital croata na 23° posição entre 152 atletas. Já na Taça do Mundo de Katowice, Marta Caride alcançou a 119ª posição entre 195 atletas.

Marta Caride persegue o sonho olímpico

Por sua vez, Tiago Calejo em representação da seleção nacional, classificou-se em 31º lugar na categoria de Florete Masculino Cadetes, do Campeonato da Europa de Porec (Croácia), entre 101 atiradores. Neste Campeonato da Europa de Porec para Florete Masculino Cadetes, o Sport também esteve representado por Santiago Bossa, que dada a sua inexperiência não conseguiu qualquer vitória na fase de ‘poules’, acabando assim por concluir a sua participação no 97º lugar.

Num outro âmbito, uma delegação de jovens esgrimistas do Sport também participou na prestigiada Marathon Paris – 2020, com desempenhos que vão de encontro ao seu nível competitivo, mas que abrem boas perspetivas para futuro: 175° Enzo Nogueira; 186° Francisco Oliveira; 204° Mateus Fonseca e 222° Luís Castanheira (Florete Masc U14); 144° Maria Melo (Florete Fem U14) e 102° Tiago Calejo; 183° João Ribeiro e 222° José Macedo (Florete Masc U17).

No plano nacional, o Sport conquistou o título de vice-campeão nacional de cadetes masculinos e também obteve o bronze no setor feminino, bem como as medalhas de bronze por João Ribeiro e Tiago Calejo na prova individual do Campeonato Nacional de Cadetes (Florete), disputado na Brandoa. Na prova que decorreu na Escola Secundária Fernando Namora, a equipa masculina do Sport formada por João Ribeiro, Tiago Calejo e Santiago Bossa foi derrotada na final pela formação do Ginásio Clube Português, com quem perdeu por 44/28. Já a nossa representação feminina formada por Ana Viana, Beatriz Baptista, Mariana Semblano venceu na disputa da medalha de bronze a equipa do GCP 2, por 45/25.

Os veteranos do Judo mantêm os bons desempenhos

No Judo, Adriano Abel sagrou-se Campeão Nacional de Veteranos na categoria M3 (-60kg), numa competição em que o judo do nosso clube conquistou mais três pódios. Para além do triunfo de Adriano Abel como Campeão Nacional Veterano M3 (-60kg), João Santos também se sagrou Vice-Campeão Nacional de Veteranos na categoria M4 (+90kg), enquanto Rémi Ferreira e Cristiano Reis também subiram ao pódio com os terceiros lugares nas categorias de M1 (-90kg) e M3 (+90kg), respetivamente, nestes campeonatos que decorreram no princípio de março no Pavilhão Multiusos de Odivelas.

Num outro âmbito, Miguel Dias obteve o terceiro lugar ex-aequo com Marco Pereira (SCP), no Campeonato AS Nacional de Seniores 2020, na categoria de -90Kg, na prova disputada no Pavilhão Desportivo do Colégio da Imaculada Conceição, Cernache (Coimbra). Já na IV Taça Internacional Kiyoshi Kobayashi (-90kg), Miguel Dias obteve a medalha de bronze, numa etapa que contou com a participação de grandes atletas entre os quais representantes das equipas olímpicas de Brasil e Espanha, alguns deles medalhados nos Jogos Olímpicos.

No setor feminino, há a registar a participação de Joana Carvalho no European Judo Open Women – Odivelas 2020, onde não foi além do primeiro combate na pool C, -63 kg, diante da russa Aigul Bagautdinova, numa prova que reuniu 142 atletas em representação de 24 países.

Estes alguns dos resultados mais expressivos, num ano 2020 em que o judo do Sport  arrancou da melhor forma ao garantir dois primeiros lugares e três pódios nas competições em que esteve representado no Campeonato Zonal Norte de Cadetes 2020. Na prova organizada pela Associação Distrital de Aveiro e que teve lugar na Anadia, o nosso atleta Tomás Almeida obteve o 1º lugar na categoria de -90kg. Já no Open de Lisboa de Seniores 2020, disputado no Estádio Primeiro de Maio – Inatel, o judo do Sport esteve representado por Nuno Dias Rato, que obteve o 1º lugar na categoria de -73kg, enquanto que Miguel Dias Rato concluiu na 2ª posição na categoria de -90kg.

Jovem velejador Tomás Pacheco venceu Campeonato de Portugal

Na Vela, registamos a vitória de Tomás Pacheco na categoria de Infantis no Campeonato de Portugal de Juvenis e Infantis, prova que também serviu de apuramento para o Campeonato da Europa da Classe Optimist. Tomás Pacheco superiorizou-se a toda a concorrência nas 9 regatas disputadas em condições extremamente difíceis em Vilamoura, numa prova em que também Guilherme Frutuoso, no escalão Juvenil, alcançou o grande objetivo da época e apurou-se para o Campeonato da Europa entre aproximadamente 100 velejadores.

Já no Campeonato da Europa da Classe Optimist, Guilherme Frutuoso conclui a prova disputada em Portorož, na Eslovénia, no 139º lugar, numa competição em que participaram 156 velejadores. Também Jorge Ferrer concluiu no 14° lugar em Grand Master e 34° lugar da geral o Euro Master Germany 2020, que se disputou em Greifwald, no Mar Báltico, na primeira experiência do nosso velejador em Laser Standard.

No Europa Cup Laser, que se disputou em Portimão, Francisco Fontaine e Rodrigo Cunha concluíram no 18º e 25º lugares, respetivamente. Nesta Europa Cup - 2ª PAN organizada pelo Clube Naval de Portimão conjuntamente com a Federação Portuguesa de Vela e que se caracterizou pela escassez de vento, Francisco Fontaine (U18) ficou pelo 18º lugar, enquanto Rodrigo Cunha (U16) foi 25º lugar, entre os 55 velejadores da frota 4.7.

Também Nuno Coleta, do Sport e proa de Miguel Leite (Clube de Vela Atlântico), sagrou-se vice-campeão nacional no Campeonato Nacional da classe Snipe, que decorreu no campo de regata de Leixões, sob organização do Clube de Vela Atlântico.

De registar também a participação do Sport com uma ‘armada’ de onze velejadores e sete embarcações no XXXI Campeonato de Portugal de Juniores e Absoluto, iniciativa que se realizou em Leixões, numa organização histórica que juntou o Clube de Vela Atlântico, Clube Naval de Leça e Sport Club do Porto, em parceria com a Federação Portuguesa de Vela. Manuel Lello / Bruno Pereira, Marta Guedes / Adriana Almeida, Carolina Campos / Miguel Campos e Joana Cardoso / Margarida Folhadela foram os nossos representantes nos 420 Absoluto, com o 12º, 16º, 17º e 22º lugares, respetivamente. Já no Laser Radial Masculino Júnior e Absoluto foi Rodrigo Cunha o representante do Sport, obtendo o 21º lugar, enquanto que no Laser 4.7 Masculino Manuel Magalhães concluiu em 19º lugar e Francisco Campos na 37ª posição.

 

Share/Save

  
Siga-nos

 

     Ver Todas as Notícias...