DOUROCHARTER NAVEGAÇÃO DOURO ACIMA VEJA O VIDEO DOS NOSSOS BARCOS

NEM A PANDEMIA IMPEDIU SOMAR TANTOS TÍTULOS

Do histórico remo à ginástica, do rugby ao judo, mas também na esgrima, ténis e vela, foram muitos os momentos de glória para o Sport Club do Porto, que assim consolidou a sua enorme importância que tem no plano competitivo ao nível do desporto amador, fazendo deste centenário clube um dos mais importantes no plano desportivo nacional.

E nem o ano atípico de 2021 impediu os nossos atletas de atingirem os maiores feitos desportivos.

No Remo, as nossas atletas voltaram a sublinhar toda a supremacia sobre a concorrência. No Campeonato Nacional de Velocidade 2021, Inês Oliveira conquistou pela terceira vez o título de campeã nacional em W1x, com o nosso clube a somar mais dois primeiros lugares com BW1x (Benedita Bacelar) e W2- (Inês Miguel/Mariana Teixeira), num total de sete pódios. Na prova que decorreu na pista do Centro de Alto Rendimento, em Montemor-o-Velho, o Sport obteve também os segundos lugares em W1x (Benedita Bacelar) e JM1x (David Silva), bem como os terceiros lugares em JW1x (Maria Marques) e W4x (Inês Oliveira/Inês Miguel/Maria Rita/Joana Leão).

Ainda recentemente, a equipa de W8+ do Sport formada por Inês Oliveira, Inês Silva, Mafalda Martins, Maria Rodrigues, Ana Leão, Benedita Bacelar, Joana Leão, Maria Marques - Tim: Sofia Oliveira obteve o 4º lugar no XV Abierto Internacional de Andalucía. Na regata organizada pela Federación Andaluza de Remo e disputada no Centro Especializado de Alto Rendimiento de la Isla de La Cartuja, em Sevilha, com a presença de 1.300 embarcações e um milhar de remadores de 42 clubes de Espanha, Portugal e Grã-Bretanha, há ainda a registar o 7º lugar de Inês Oliveira (W1x) e a 10ª posição de Inês Oliveira/Joana Leão em W2x.

Já na edição de 2021 da Aerobic Monsters - Internacional Singles Regata, Inês Oliveira obteve o 2° lugar na prova de Elite Woman, enquanto Maria Marques também garantiu o pódio, com um terceiro lugar, em sub-23. Nesta prova de 6.500 metros, exclusiva a embarcações skiff, com partida frente ao Cais de Avintes e regresso ao posto náutico do Infante D Henrique após descida à Marina do Freixo, há ainda a destacar o 4º lugar de Joana Leão na prova de Elite Woman, tendo estas nossas três atletas garantido também o 2º, 6º e 7º lugares da geral.

Ainda há poucos dias, na XXXII Regata Internacional de Natal o Sport também conquistou 2 pódios, respetivamente com um segundo lugar em 4x Abs Fem e um terceiro lugar em 8+Abs Masc. Na tradicional prova organizada pela Associação de Remo do Norte e disputada entre a Douro Marina e a Ponte Luís I, numa distância total de 5 Km, a tripulação do Sport de 4x Abs Fem com Inês Silva, Maria Rodrigues, Benedita Bacelar e Maria Leão concluiu na 2ª posição, enquanto a formação de 8+Abs Masc formada por Ricardo Silva, João Amorim Costa, David Cardoso da Silva, Miguel Carvalho, Guilherme Silva, Carlos Maia Lopes, Pedro Carvalho e André Costa obteve o 3º lugar do pódio.

Por sua vez, na 40ª Regata Internacional de Gondomar a tripulação formada por Inês Oliveira, Inês Silva, Rita Rodrigues e Joana Leão obteve o 2º lugar em W4x, numa prova em que o Sport conquistou mais seis pódios. Na prova disputada em finais de maio na pista internacional de Melres, sob organização do Clube Naval Infante Dom Henrique, o Sport garantiu os terceiros lugares em M8+ (André Costa, Guilherme Silva, João Costa, Luís Rodrigues, Miguel Carvalho, Pedro Carvalho, Ricardo Lopes, Ricardo Silva e Bernardo Machado), W2x (Inês Miguel e Rita Rodrigues), W2- (Mariana Teixeira e Mafalda Martins), JW1x (Maria Marques), JM2x (Bernardo Carvalho e Jorge Castro) e JW4x (Maria Marques numa tripulação mista com o @galitosremo e a @remo_naval ).

O Sport voltou a demonstrar mais uma vez toda a sua força no remo nacional ao vencer o Head of the Cork, prova realizada na Barragem do Maranhão, em Avis, na distância de 6 mil metros entre Benavila e Avis, com triunfos em 1x Abs Fem por Inês Oliveira, 2- Abs Fem com Mafalda Martins / Mariana Teixeira e 2x Abs Fem com Eva Gonçalves / Benedita Bacelar, garantindo também os pódios através de João Amorim Costa (2º em 1x Abs Mas), Guilherme Silva / Pedro Carvalho e André Costa / Ricardo Silva (2ºs e 3ºs em 2- Abs Mas), Carlos Maia Lopes / Pedro Vítor (2ºs em 2x Abs Mas) e Maria Pereira Rodrigues (3ª em 1x Abs Fem).

Já no Encontro Nacional de Remo Jovem, a tripulação do Sport em 4x Iniciado Masculino formada por Simão Dias, Henrique Bártolo, Martim Alves e Matias Dias concluiu na 2ª posição, numa prova em que Sofia Oliveira, em 1x Iniciado Feminino, também atingiu o pódio com um 3º lugar, nesta prova disputada na pista do Centro Náutico de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho. Mais recentemente, na Regata do 116° aniversário do Clube Fluvial Vilacondense, Henrique Bártolo conquistou o primeiro lugar do pódio em 1x Inic Masc.

Medalhas e Estatuto de Alto Rendimento

Na Ginástica, Rafaela Ferreira, Guilherme Campos e José Nogueira foram os representantes do Sport no Campeonato do Mundo de Ginástica Artística, com a particularidade do Guilherme Campos e do José Nogueira terem garantido o Estatuto de Alto Rendimento com os resultados obtidos no Solo, após se posicionarem na primeira metade da tabela classificativa, numa qualificação que contou com mais de 100 inscritos. Neste Campeonato do Mundo disputado na cidade japonesa de Kitakyushu, Rafaela Ferreira obteve a melhor prestação com o exercício de Solo, que lhe valeu o 49º lugar, ficando muito perto do meio da tabela classificativa.

Já no Campeonato da Europa de Seniores, os nossos atletas José Nogueira, Guilherme Campos e João Rios, em Ginástica Artística Masculina, bem como Rafaela Ferreira, em Ginástica Artística Feminina, também estiveram ao mais alto nível. Na prova disputada na cidade suíça de Basileia, José Nogueira e Guilherme Campos foram os únicos ginastas portugueses a realizar os 6 aparelhos nesta competição. Ambos tiveram prestações quase perfeitas com a exceção do cavalo com arções onde apresentaram uma falha cada um, totalizando respetivamente 74,464 e 73,299 pontos no All around. As prestações dos nossos atletas permitiram a José Nogueira alcançar o Estatuto de Alto Rendimento e Guilherme Campos a ficar apenas a uma decima de ponto de alcançar o mesmo feito. João Rios cumpriu a sua estreia numa competição deste tipo, com três prestações sem falhas nos aparelhos de Argolas, Paralelas e Solo.

Na Ginástica Artística Feminina, Rafaela Ferreira fez a sua estreia em seniores em competições deste nível, prometendo os maiores feitos e condizentes com os pergaminhos da melhor escola de ginástica do país, que teve nos professores Manuel Campos e Cristina Gomes a retaguarda que lhes permite alcançar um futuro promissor na ginástica internacional.

O Sport, através de Guilherme Campos e José Nogueira, dominou também o Campeonato Nacional Elite em Ginástica Artística masculina, garantindo o 1º e 3º lugares na classificação geral individual, enquanto Ricardo Almeida e Luís Barroca obtiveram o 1º e 2ª lugar no solo e cavalo com arções. No total, os ginastas do Sport somaram sete medalhas de 1º lugar, seis de 2º lugar e três de 3ª lugar nos diversos aparelhos.

Em Juvenis a equipa do Sport conseguiu arrecadar três medalhas individuais de 1º lugar, sete medalhas de 2º lugar, quatro de 3º lugar e um 1⁰ lugar por equipas (José Reis, Pedro Leão, Gaspar Ribeiro e Rui Campos). Destacam-se ainda, os desempenhos de José Reis e Pedro Leão pelos seus 2º e 3º lugares na classificação geral individual. Gaspar Ribeiro e Rui Campos posicionaram-se logo de seguida, em 4º e 6º lugar, respetivamente, na classificação geral individual. No escalão Juniores elite, Miguel Freitas apresentou-se apenas em dois aparelhos devido a uma lesão na mão. Contudo, obteve um 4ª lugar no solo. Por sua vez, Vasco Pereira apresentou algumas falhas no cavalo com arções e barra fixa que não permitiram que fosse além da 5ª posição na classificação geral individual.

Por sua vez, Rita França, Carolina Almeida e Sofia Alexandrino no escalão Seniores, discutiram o título até ao final da competição no Campeonato Nacional de Ginástica Artística Feminina. A Carolina obteve o 2º lugar na Geral Individual e nas Paralelas, bem como o 1º lugar de Solo, enquanto Rita França obteve o 1º lugar nos saltos. A equipa sénior obteve ainda um 2º lugar de equipas.

No escalão de Juniores, pelo facto de Carolina Marques e Maria Ramalho terem tido uma lesão e não poderem participar nesta competição, o Sport ficou sem equipa neste escalão. Ainda assim, as nossas ginastas obtiveram boas prestações, arrecadaram cinco medalhas de 1º lugar, uma de 2º lugar e duas de 3ª lugar. Salienta-se o desempenho de Catarina Holub e Sara Teixeira pelo 1º e 3º lugar na classificação geral individual. Catarina Holub obteve ainda o 1º lugar nos saltos e solo, o 2º lugar nas paralelas e o 3º lugar na trave. Sara Teixeira obteve o 1º lugar nas paralelas e na trave.

Em Juvenis, a equipa do Sport constituída por Joana Reis e Maria Clara Palhais conseguiu arrecadar uma medalha de 2º lugar e duas de 3º lugar. Destaca-se ainda o desempenho de Joana Reis que se classificou em 3º lugar na geral individual, 2º lugar na trave e 3º lugar nos saltos.

No escalão iniciadas, Nicole Nagata e Ema Oliveira realizaram uma boa prova. Nicole Nagata obteve um 1º lugar na trave e um 3º lugar nos saltos, enquanto Ema Oliveira, ainda na sua primeira competição nacional, classificou-se nos saltos em 11º lugar.

No escalão de Iniciadas, a ginasta Sara Melo sagrou-se Campeã Nacional no Geral Individual, Saltos, Trave e Solo, bem como Vice-Campeã Nacional de Paralelas. Já no escalão de Juvenis, a nossa equipa constituída pela Joana Paranhos, Íris Fonseca e Íris Mendes sagrou-se vice-Campeã Nacional. A nível individual, a Joana Paranhos sagrou-se Campeã Nacional do Geral Individual, 3°lugar nos Saltos e o 2°lugar do Solo, enquanto a Íris Fonseca conquistou o título de Campeã Nacional de Paralelas.

Nas Juniores, a nossa equipa composta pela Catarina Serra, Ana Reis e Mafalda Pacheco classificou-se em 3° lugar. Mafalda Pacheco sagrou-se vice-Campeã na Geral Individual, Saltos, Paralelas, Trave e Solo, Ana Reis ficou muito perto do pódio na Classificação Geral Individual (4°lugar) e arrecadou o 3°lugar no Solo.

Hugo Lopes, com três medalhas de 1⁰ lugar e duas de 3⁰ no escalão de juniores, Francisco Bateira e Gustavo Teixeira com 1º e 2º lugares na classificação geral individual em juvenis, e Martim Lima e Salvador Ferreira com os seus 2º e 3º lugares na classificação geral individual de iniciados estiveram ao melhor nível na prova disputada em meados de junho em Anadia. A estes êxitos há a somar os desempenhos da nossa equipa no escalão de juvenis, que conseguiu arrecadar sete medalhas individuais de 1º lugar, cinco medalhas de 2º lugar, uma de 3º e um 1⁰ lugar por equipas (Francisco Bateira, Gustavo Teixeira, João Madureira, Lucas Melo), num total de 17 participantes. Por sua vez, no escalão mais jovem desta competição, iniciados, a nossa equipa (Martim Lima, Salvador Ferreira, Vicente Vieira e Miguel Oliveira) obteve o 2º lugar e arrecadou três medalhas individuais de 1º lugar, duas de 2º lugar e duas de 3º lugar num total de 30 participantes.

Campeãs da areia

No Rugby, a equipa feminina de Beach Rugby do Sport garantiu quatro pódios, dois primeiros lugares e dois segundos lugares, na edição deste ano do EBRA Series, promovido pelo European Beach Rugby Association.

A equipa do Sport venceu o Porto Beach Rugby disputado Estádio de Praia, junto ao Edifício Transparente, na cidade do Porto (26 e 27 de junho), bem como o South Beach Rugby France (17 e 18 de julho), disputado nas areias de Marselha. Os dois segundos lugares obtidos pela nossa equipa foram no Foz Plaza Figueira Beach Rugby International, disputado na Figueira da Foz (3 e 4 de julho), repetindo igual lugar no pódio no Barcelona Beach Rugby 5S (10 e 11 de julho).

No Campeonato Nacional Sevens, o Sport conclui em 5º lugar ao vencer no jogo de atribuição dos 5º e 6º lugares a formação dos Panteras/Ubuntu por 43-0, na etapa nacional 2020/2021 disputada no Instituto Politécnico de Tomar. Neste campeonato nacional Sevens Feminino ganho pelo Sporting, no percurso até à poule final o Sport perdeu diante da Agrária Litocar (17 -19) e Benfica (5-14), vencendo no último jogo a formação das Panteras/Ubuntu, por 43-0.

Já no Campeonato Nacional - Divisão de Honra, as meninas do Sport concluíram em terceiro lugar ao vencer no jogo da atribuição dos 3º e 4º lugares a formação da Escola Superior Agrária, em Coimbra, por 20-17. Nesta caminhada o Sport Rugby apenas foi travado na jornada anterior, nas meias-finais, perdendo com o agora campeão nacional, o Sporting, por 23-14, na partida disputada no estádio do Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa. Catarina Ribeiro, Elsa Santos, Francisca Mendes, Carmen Pinto, Raquel Lopes, Renata Veiga, Vanessa Nunes, Rita Fonseca, Isabel Leite, Joana Mano, Francisca Trigo, Maria Guerreiro, Thiara Grizilli, Daniela Correia, Ânia Santos, Sofia Cardoso, Tamyres Conceição, Gabriela Borba e Carlota Torres, lideradas pelo prof Nuno Gramaxo, foram as nossas campeãs em mais este bonito percurso do rugby do Sport Club do Porto.

No plano individual, Deolinda (Daniela Correia) e Catarina Ribeiro foram as representantes do Sport na seleção nacional de Sevens, que disputou a 1ª etapa do Rugby Europe Sevens - Championship Series 2021 Feminino. Esta etapa, disputada no mês de junho no CAR Rugby do Centro Desportivo Nacional do Jamor 4, traduziu-se pelas vitórias de Portugal diante da Escócia e País de Gales. Nesta caminhada para o Rugby Europe Sevens - Championship Series 2021, também a nossa atleta Vanessa Nunes fez parte do estágio preparatório promovido pelo Professor João Moura, na Escola Agrária de Coimbra.

Também o Diretor Técnico do Sport Rugby, Marcello D'Orey, foi nomeado Árbitro-presidente do Colégio Arbitral de Disciplina para o jogo entre a Itália e França, da 1ª Jornada do Torneio das 6 Nações. Antigo jogador internacional com 59 internacionalizações e um dos 30 membros do Painel Arbitral da World Rugby, a nomeação de Marcello D'Orey representa o reconhecimento pela qualidade do trabalho já desenvolvido nesta área por este antigo internacional e constitui um elogio para o Rugby Português, e que muito nos orgulha dada a sua qualidade de dirigente do Sport Rugby.

Veteranos de nível mundial

No Judo, João Mendonça Santos garantiu o pódio com o 3.º lugar no Campeonato do Mundo de Veteranos – Lisboa 2021 na categoria -100kg M4, naquela que foi a maior competição do Mundo do escalão, reunindo 375 judocas (359 masculinos e 16 femininos) com idades superiores a 30 anos, em representação de 43 países. Na prova disputada em outubro no Pavilhão nº1 do Estádio Universitário de Lisboa, João Santos protagonizou um combate espetacular logo na primeira ronda contra o ucraniano Andrii Melnychuk, alcançando o ‘ippon’ após 5 minutos e 22 segundos de ‘ponto de ouro’. Somou o segundo triunfo na ronda seguinte, onde ultrapassou Givi Shariashvili, após acumulação de ‘shidos’ do georgiano. O atleta do Sport falhou o acesso à final, cedendo por ‘ippon’ contra o ucraniano Viacheslav Kleshnia. João Santos conquistou a Medalha de Bronze depois de superar o georgiano Vano Gigilashvili, por ‘ippon’ no seu confronto final.

Já nos Campeonatos Nacionais de Veteranos e Seniores de 2021, o Sport garantiu 5 pódios, dos quais dois primeiros lugares e dois segundos lugares, respetivamente, com destaque para o ouro conquistado por João Santos (M4-90kg) e Adriano Abel (M4-60kg). Na prova disputada no Pavilhão Desportivo do Colégio da Imaculada Conceição, em Cernache, Coimbra, regista-se também a prata obtida por Cristiano Reis (M3+90kg) e José Martins (M8-81kg), enquanto Miguel Dias conquistou o bronze na categoria de -90Kg no Campeonato Nacional Seniores “Jogos Santa Casa”.

Duplo título por equipas

No Ténis, o Sport conquistou os títulos em masculinos no Campeonato Nacional por Equipas de Sub-16 e Sub-14. Em Sub-16, na prova disputada no Complexo de Ténis do Jamor, a formação do Sport venceu na final o CT Paço do Lumiar, por 3-2. Capitaneada por Marco André, o coletivo do Sport foi representado por Guilherme Cruz, Bernardo Henriques, Tomás Sá, Rodrigo Casais, Francisco Oliveira e Simão Couto.

Já nos Sub-14, o Sport sagrou-se como novo campeão nacional por equipas depois de ter vencido a final com ET Jaime Caldeira, por 3-2. Na prova também disputada no Jamor, a nossa equipa formada por Martim Bernardo, Mateus Alves, Rodrigo Cruz, Gonçalo Castro e Vasco, capitaneada por Marco André, bateu sucessivamente o CT Coimbra por 5-0, CT Setúbal por 5-0, CT Estoril por 3-2 e GC Stº Tirso por 4-1, concluindo a final com um 3-2 sobre a ET Jaime Caldeira.

No plano individual, o nosso atleta Martim Bernardo foi vice-campeão nacional U-14 em singulares, enquanto Rodrigo Cruz fazendo dupla com Martim foram os campeões U-14 em pares no Campeonato Nacional U-14 que decorreu no Clube de Ténis de Setúbal.

Ainda no plano individual, há a destacar as participações dos nossos atletas nos muitos torneios Tennis Europe Junior que se realizaram pela Europa: Martim Bernardo no Ramat Hasharon in Honor of Joyce Eisenberg (Israel), torneio “Juan Carlos Ferrero”, Alicante e Benidorm (Espanha) e Sérvia; Gonçalo Castro na Noruega, Sérvia, Áustria, Alicante, Benidorm e Gran Canária (Espanha); Rodrigo Cruz na Macedónia, Turquia, Sérvia e Alicante (Espanha) e Júnior Ribeiro em Pochara (Nepal) para jogar dois torneios J-5 do circuito ITF.

Domínio no Florete

Na Esgrima, Marta Caride concluiu na 93ª posição a Taça do Mundo de Saint-Maur, naquela que foi a primeira Taça do Mundo da época depois dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Após conquistar três vitórias em seis possíveis na fase de poules, Marta Caride qualificou-se para o quadro preliminar de 128 da competição. Nesta fase, viria a eliminar a atleta inglesa Katie Smith, por 15/13, avançando assim para o quadro preliminar de 64. Contudo, no assalto de acesso ao quadro principal, a atiradora do Sport viria a ser eliminada pela norte-americana Mei Weintraub, por 15/7, concluindo assim a sua participação no 93º lugar, entre 182 floretistas presentes na prova francesa.

Já nos Campeonatos do Mundo de Cadetes e Juniores, que decorreram no Cairo, Marta Caride classificou-se no 21º lugar na disciplina de Florete Feminino Juniores. Nesta prova disputada no Egipto, Marta Caride começou com cinco vitórias na fase de poules, ficando isenta de disputar o quadro de 128 e avançado diretamente para o quadro de 64. Nesta fase da competição, a floretista do Sport eliminou a atleta da Moldávia, Ecaterina Gorobet, por 15/4. Contudo, já no quadro de 32 da competição, Marta Caride viria a ser eliminada pela ucraniana Kateryna Budenko, por 15/9, concluindo assim a sua participação no 21º lugar entre 95 atiradoras.

No setor masculino, o Sport esteve representado por José Pedro Guimarães, que denotou alguma dificuldade em impor a sua esgrima, obtendo uma vitória em 6 possíveis na fase de poules, concluindo na 102º posição.

Na competição nacional, Marta Caride sagrou-se vice-Campeã Nacional e José Miguel Guimarães conquistou o bronze nos Campeonatos Nacionais de Seniores 2021, arma de Florete, numa prova em que uma das três equipas masculinas do Sport também obteve o pódio. Na prova disputada no Centro de Alto Rendimento de Sangalhos, na Anadia, Marta Caride apenas perdeu no assalto final com Carolina Oliveira (EDV), por 15/12, enquanto José Miguel Guimarães perdeu diante do finalista Luís Macedo (GCP) por 15/11. Nuns Campeonatos Nacionais em que o Sport se fez representar por 14 atletas, destacou-se também por equipas das quais a formada por José Miguel Guimarães, José Pedro Guimarães e Rui Costa obteve o terceiro lugar.

O Sport também se sagrou vice-Campeão Nacional por equipas na arma de Florete, nos Campeonatos Nacionais de Juniores 2021. Na prova disputada no Pavilhão da Escola Secundária da Ramada, em Odivelas, a equipa do Sport formada por Danilo Costa, José Pedro Guimarães e Tiago Calejo obteve o 2º lugar no pódio, enquanto a outra formação da Esgrima do nosso clube, formada por João Cabral, João Ribeiro e Santiago Bossa concluiu na 4ª posição.

No Campeonato Nacional de Cadetes, a equipa A do Sport alcançou o bronze no torneio por equipas com o conjunto constituído por Enzo Nogueira, Guilherme Borges e Luís Castanheira a superiorizar-se no acesso às medalhas aos colegas de clube Francisco Oliveira, José Rocha e Mateus Fonseca.

Por sua vez, Ana Viana sagou-se campeã nacional de Iniciados na disciplina de Florete nos campeonatos que decorreram no Centro de Alto Rendimento de Sangalhos, com a nossa equipa masculina também a conquistar o título coletivo. Na prova disputada na Anadia, Ana Viana foi a grande vencedora da jornada e até alcançar o ouro a atleta do Sport eliminou nos quartos de final Carlota Levy (GCP), por 15/1, nas meias finais a sua colega de equipa Cátia Brás, por 15/6, e, já no assalto da final, a sua colega de equipa Maria Melo, por 10/9. No escalão de Iniciados masculinos, destacamos a prestação dos atletas Francisco Oliveira que conquistou a medalha de prata, perdendo na final diante de João Martins (EDV), por 15/11, enquanto Mateus Fonseca alcançou a medalha de bronze. Também a nossa equipa A masculina esteve ao melhor nível ao conquistar o título nacional do escalão. Depois de um encontro de enorme intensidade, a equipa A do Sport bateu na final a equipa A do GCP por 45/33, sagrando-se assim campeã nacional de Iniciados.

Bons ventos para os nossos velejadores

Na Vela, Jorge Ferrer concluiu no 42.º lugar o Campeonato da Europa ILCA / Laser Masters 2021, que decorreu em Gargnano, no Lago Garda, em Itália. Entre mais de 200 Lasers participantes, com ventos fortes e muitas horas de água diárias, Jorge Ferrer concluiu os cinco dias do exigente Campeonato da Europa ILCA / Laser Masters 2021 na 42.ª posição, naquela que foi a sua primeira experiência em Laser Standard a este nível competitivo.

Ainda nos Laser, Jorge Ferrer concluiu na 8ª posição na categoria de Grande Master e 23º da classificação geral no Campeonato de Espanha ILCA Laser Master 2021. Na prova organizada pelo Real Club Náutico Portosin e disputada ria Muros Noia, na Galiza, o velejador do Sport teve como adversários campeões do Mundo, da Europa e Olímpicos, mas no conjunto das 9 regatas muito disputadas, com pouco vento e meios, mesmo assim Jorge Ferrer conseguiu terminar em 8º lugar na categoria de Grande Master e em 23º da classificação geral.

Nos Snipes, Nuno Machado e Paulo Santos concluíram na 35ª posição o Gran Premio Xacobeo 2021, pontuável para o Campeonato do Sul da Europa da classe Snipe. Os velejadores do Sport integraram a frota de Master, somando 158 pontos no total das cinco regatas disputadas no início de agosto e que compunham esta prova organizada pelo Real Club Náutico de Vigo e a contar para a Copa Deputatión de Pontevedra.

No plano nacional, a tripulação formada por Benedita Rebelo e Manuel Camelo obteve o 21º lugar no XXXIII Campeonato de Portugal de Juniores e Absoluto, numa prova em que a ‘armada’ do Sport também se fez representar pelas duplas Luís Leite/Guilherme Frutuoso e Joana Cardoso/Rodrigo Pacheco. Na prova disputada no campo de regatas de Portimão, sob organização da Federação Portuguesa de Vela e Clube Naval de Portimão, a embarcação de Luís Leite/Guilherme Frutuoso concluiu em 24º lugar, enquanto a de Joana Cardoso/Rodrigo Pacheco obteve o 25º e penúltima posição.

Num outro âmbito, o Sport Club do Porto foi distinguido com o Certificado ‘Escola de Vela’, que lhe confere o ensino da modalidade de acordo com todos os requisitos para a sua prática e de forma segura. Mais um importante passo para o Sport Vela, que num período atípico na sequência da pandemia, tem sabido privilegiar o ensino da modalidade, dentro de todos os requisitos necessários.

Marina do Freixo com novas valências

Ao nível das infraestruturas, da requalificação da Marina do Freixo nasceu um novo posto náutico para o Sport, alargando as suas valências às modalidades de remo, vela, canoagem e stand up paddle.

Com mais este esforço financeiro assinalável do nosso clube no âmbito do Plano de Modernização do Polo Fluvial do Freixo, o Sport ganhou um equipamento moderno para acolher modalidades a que está intimamente ligado pela sua ligação centenária ao rio Douro, acrescentando mais uma infraestrutura de topo ao seu vasto portfólio de equipamentos que se distribuem pelos municípios de Matosinhos, Vila Nova de Gaia e Porto.

 

Share/Save

  
Siga-nos

 

     Ver Todas as Notícias...