Desde 1904 na cidade do Porto.

Sport com novos equipamentos em Ano Olímpico

11666163_940713772638674_3477876885027087858_n

O Centro Hípico Internacional do Porto, localizado no Parque da Prelada, bem como a segunda fase da Vila Desportiva, no Parque da Cidade – contemplando Academia de Ginástica, Pavilhão Polivalente para modalidades colectivas, Academia de Fitness, Centro de Padel e Centro de Estágio –, são os novos equipamentos do Sport Club do Porto a inaugurar neste novo ano, depois de um 2015 brilhante no plano desportivo.

Na Ginástica Artística, Filipa Martins teve um ano em cheio. Garantiu o apuramento para o ‘teste event Rio de Janeiro 2016’ ao terminar em 36 º lugar a prova ‘all arround’ no Campeonato do Mundo, que decorreu na cidade escocesa de Glasgow. Obteve o 8º lugar na final ‘all-around’ do Campeonato da Europa de Ginástica Artística, disputada em Montpellier (França) e foi Medalha de Bronze no concurso de Trave e 4º lugar na final ‘all-around’  na 28ª Universíada de Verão Gwangju 2015. Em representação de Portugal venceu o circuito das Taças do Mundo em Paralelas Assimétricas, saindo da Taça do Mundo Cottbus, na Alemanha, com duas Medalhas de Bronze, ao garantir os 3ºs lugares no Solo e Paralelas Assimétricas, para além de ter conquistado a Medalha de Prata nas Paralelas Assimétricas na Taça do Mundo de Anadia, e o 4º lugar na final de Solo da Taça do Mundo de Doha, no Qatar.

No plano nacional, Filipa Martins foi distinguida com o prémio ‘Atleta Feminina do Ano’ na XX Gala da Confederação do Desporto de Portugal, venceu a Geral Individual na Taça de Portugal Absoluta e conjuntamente com Zoi Lima dominou por completo a Elite Seniores do Campeonato Nacional Ginástica Artística Feminina, com a melhor ginasta portuguesa de todos os tempos a vencer a Geral Individual, Paralelas Assimétricas e Trave, enquanto a representante nacional nos Jogos Olímpicos de Londres venceu nos Saltos e Solo, respectivamente.

Com Zoi Lima, Inês Romero, Bárbara Azevedo e Ana Margarida Neves formou a equipa do Sport que voltou a erguer a Taça de Portugal em Ginástica Artística Feminina, disputada no Centro de Alto Rendimento, em Anadia, como total domínio do Sport nos quatro aparelhos – Saltos, Paralelas Assimétricas, Trave e Solo.

As meninas do Sport também venceram colectivamente na 1ª Divisão Iniciadas (Ana Sofia Alexandrino, Leonor Barbosa, Lia Sobral e Mafalda Costa), 1ª Divisão Juvenis (Nádia Canavezes, Carolina Almeida, Rafaela Ferreira e Joana Sá), 1ª Divião Juniores e 1ª Divisão Seniores. Na Ginástica Artística Masculina, o Sport venceu colectivamente em Iniciados (Luís Matos, Miguel Freitas e João Araújo) e 1ª Divisão Seniores (Luís Barroca, Ricardo Martins, Tiago Barbosa, Diogo Romero e João Campos).

Tetra campeão no Hóquei com ‘triplete’

No Hóquei também não podia ter sido melhor. As meninas do Sport foram ‘tetra’ campeãs nacionais ao bater na final de Hóquei em Campo disputada em Lousada a equipa do Lisbon Casuals HC pelos concludentes 8-0. Um ano marcado pelo ‘triplete’, somando também a vitória na Taça de Portugal às conquistas do Campeonato Nacional de Hóquei em Campo e Nacional Indoor.

Na final de Sala, o Sport venceu a AD Lousada por 4-2 na final disputada no Pavilhão da Escola B/S de Alvide, em Cascais, enquanto na Taça de Portugal ergueu o troféu ao vencer na final do Jamor o Lisbon Casuals, por 3-2.

No Rugby, as meninas do Sport também foram vice-campeãs europeias de Beach Rugby, perdendo apenas na final do Figueira da Foz Beach Rugby diante das francesas do Dolphins Stevens, por 6-2. Já no Circuito Nacional Sevens feminino, a nossa equipa garantiu o pódio ao concluir no 3.º lugar a 5ª e última etapa disputada em Loulé.

Por sua vez, dez atletas do Sport — Catarina Ribeiro, Francisca Trigo, Daniela Correia, Andreia Sousa, Ana Azevedo, Sónia Capela, Ana Carvalho, Francisca Campos, Vanessa Pacheco e Luísa Fortuna, com o treinador Nuno Gramaxo – contribuíram para o 2º lugar no 7th European Universities Rugby 7s Championship, que decorreu na cidade húngara de Godollo, da mesma forma que Catarina Ribeiro foi distinguida como Jogadora do Ano 2014-15 pela Federação Portuguesa de Rugby, no âmbito da Gala Anual que decorreu em Carcavelos.

Remo com 6 títulos na velocidade

No Remo, nos Campeonatos Nacional de Velocidade disputados em Montemor-o-Novo, o Sport esteve mais uma vez em evidência arrecadando seis títulos nacionais e muitos mais lugares de pódio. Rui Flores de Sousa, José da Silva, Mário Mota e Jorge Conceição venceram em 4+ Veteranos 1000m, Patrícia Santos dominou em 1x Júnior Feminino 2000m, Eva Gonçalves e Joana Branco, juntamente com Tânia Saraiva e Sara Silva venceram em 4x Seniores Femininos 2000m, Rui Sousa, António Gonçalves, Manuel Santonja e Ruben Ferreira dominaram em 4x Seniores Maculinos 2000m, Joana Branco e Eva Gonçalves em 2x Seniores Femininos 2000m e Sara Silva em 1x Seniores Femininos 2000m.

Num outro âmbito, Joana Branco sagrou-se campeã nacional Sénior Ligeiro feminino no Open Campeonato Nacional Remo Indoor, disputado em Viana do Castelo, enquanto Letícia Gonçalves e Joana Branco, em representação da Universidade do Porto, obtiveram a Medalha de Bronze em ‘double scull’ ligeiro no Campeonato Europeu Universitário de Remo, que se disputou na cidade alemã de Hannover.

No Ténis, Bárbara Luz Medeiros revalidou o título de Campeã Nacional Absoluta/Taça Guilherme Pinto Basto, ao bater Inês Murta, do CT faro, por 5/7, 6/2 e 6/2, na final disputada nos courts do  CIF, em Lisboa.

O Sport sagrou-se também campeão nacional da II Divisão, em seniores femininos, ao bater no último encontro o Centro Internacional de Ténis de Leiria por 2-1, nos ‘courts’ do Clube de Ténis de Setúbal. A equipa do Sport, formada por Maria Tavares, Rita Pedroso e Sofia Morais, e capitaneada por Filipe Polónia, também venceu dias antes em Carcavelos o Campeonato Nacional Sub 18. Em sub 16, o Sport também foi campeão nacional de Equipas Femininas, ao bater na final o Clube de Ténis Portimão Rocha por 3-0. Na prova disputada no Clube de Ténis de Alcobaça, a equipa do Sport foi capitaneada por Hugo Cunha, sendo formada por Catarina Zheng, Isabel Queirós, Luísa Pelayo, Maria Silva e Marta Gomes.

Reconfirmado estatuto de Utilidade Pública de 1926

Na Esgrima, os nossos atiradores também conquistaram muitos títulos e encerraram a época com seis pódios, dos quais três primeiros lugares, nos ‘ranking’ nacionais da época desportiva 2014/15. O Sport sagrou-se campeão nacional de Florete por equipas juniores, no Pavilhão Desportivo de Murches, em Cascais, com Rui Costa, Gonçalo Camelo, João Paulo Lopes e José Miguel Guimarães que bateram no assalto da discussão do título a equipa da AEJG 1, por 45/39. Marta Caride, no Florete Feminino (iniciados), Sofia Gouveia, no Florete Feminino (seniores) e Adérito Faustino, na Espada Masculina (veteranos), obtiveram 1ºs lugares nos respectivos ‘rankings’ nacionais.

No Hipismo, Gustavo Galvão Granjo e Ana Margarida Gomes, respectivamente com o 1º lugar na final de Iniciados e 3º lugar na final de Juvenis, garantiram dois pódios para o Sport Club do Porto nos Campeonatos de Portugal Jovens Cavaleiros, que decorreram na Sociedade Hípica Portuguesa, em Lisboa.

Num outro âmbito, o ano de 2015 também ficou marcado pelo facto do Estado ter confirmado o estatuto de Utilidade Pública obtido em 1926. O Sport Club do Porto é uma das primeiras instituições de Utilidade Publica do país, tendo-lhe sido concedido esse estatuto em 1926 por decreto dos então Ministros das Finanças e da Instrução Pública. Este ano, o Estado reconfirmou com base na lei actual a referida qualidade, que nos esforçamos por honrar.

.

Facebook