Em mais um ano de múltiplas conquistas, no remo, no rugby, na esgrima, vela e judo, a ginástica artística do Sport mais uma vez sobressaiu como a melhor escola do país em 2022,
No Campeonato do Mundo de Ginástica Artística Masculina, Portugal esteve representado por dois atletas do Sport, José Nogueira e Guilherme Campos, e nos Jogos do Mediterrâneo, numa representação portuguesa de oito elementos, quatro pertenciam ao nosso clube.
Mas vamos por partes.
José Nogueira e Guilherme Campos alcançaram o 60º e 84º lugares no all around do Campeonato do Mundo de Ginástica Artística Masculina, consolidando a brilhante qualificação obtida por ambos no último Campeonato da Europa realizado antes na cidade de Munique.
No Mundial disputado em Liverpool, Guilherme Campos e José Nogueira reforçaram o lugar conquistado nos Europeus, representando Portugal entre apenas 12 Nações que conseguiram o feito de participar neste Mundial com dois ginastas no all around, num total de 72 Nações presentes.
Já no Campeonato da Europa de Ginástica Artística disputado em Munique, José Nogueira e Guilherme Campos não só garantiram o acesso ao Campeonato do Mundo (Liverpool), como renovaram o seu estatuto de Alto Rendimento.
Nesta prova, o Sport também esteve representado na Ginástica Artística Feminina pelas ginastas Gabriela Alves (júnior), e Lia Sobral e Mafalda Costa (seniores), tendo esta alcançado um dos seus principais objetivos, o estatuto de Alto Rendimento com o seu esquema de Trave.
Por sua vez na 19.ª edição dos Jogos do Mediterrâneo, José Nogueira, que com Guilherme Campos, Lia Sobral e Mafalda Costa integrou a representação portuguesa, não só atingiu a final all around como concluiu na 12ª posição entre mais de meia centena de ginastas presentes.
Nestes Jogos do Mediterrâneo, disputados em Oran, Argélia, o Sport apresentou-se com quatro atletas numa seleção nacional de oito elementos, com Guilherme Campos a também conseguir excelentes prestações que o deixaram muito próximo de alcançar duas finais de aparelhos, sendo 7º na final de Saltos e 3º reserva para a final de Solo.
GymSport maior competição internacional em Portugal
O domínio do Sport também ficou patente no GymSport, competição internacional de ginástica de maior relevo organizada em Portugal, em que José Nogueira e Guilherme Campos foram o vencedor e vice-campeão da prova promovida pelo nosso clube, que contou com a participação de 10 países, 79 ginastas da GAF, 73 ginastas da GAM e um total de 257 participantes, distribuídos por 32 delegações.
Na Ginástica Artística Feminina foram oito as atletas do Sport Club do Porto que se apresentaram no nosso grande Torneio, com Lia Sobral (em representação da Seleção Nacional) e Mafalda Costa, nos juniores com Gabriela Alves, e nas juvenis Joana Reis (em representação da Seleção Nacional) e Nicole Nagata.
Ainda no plano internacional, Gabriela Alves participou nos Campeonatos do Mediterrâneo (Comegym), disputado na Turquia, tendo sido a melhor portuguesa na prova ‘all arround’ e disputado as finais de Paralelas e Solo.
No plano nacional, o Sport dominou por completo os Campeonatos Nacionais de Ginástica Artística, 1ª Divisão e Elites, arrecadando 31 títulos na GA Masculina, 30 títulos na GA Feminina, bem como dois títulos coletivos no Campeonato Nacional da 2ª Divisão.
Mais de 60 títulos nacionais
Nas provas disputadas no Complexo Desportivo da Maia, com a presença dos nossos Seniores Elite Guilherme Campos (sénior) e José Nogueira (sénior), e também os nosso ginastas da 1ª Divisão Martim Lima (iniciado), Salvador Ferreira (iniciado), José Reis (juvenil), Pedro Leão (juvenil), Gaspar Ribeiro (júnior), Hugo Lopes (júnior), Rui Campos (júnior), Luís Barroca (sénior) e Ricardo Almeida (sénior), destacam-se os seguintes triunfos: em Seniores Elite foram conquistados 10 Títulos (6 Medalhas de Ouro – Guilherme Campos (Solo); José Nogueira (All around, Cavalo c/ Arções, Saltos, Paralelas e Barra Fixa); 2 Medalhas de Prata – José Nogueira (Argolas e Saltos); 2 Medalhas de Bronze – Guilherme Campos (Cavalo c/ Arções e Saltos).
Na 1ª Divisão foram conquistados 21 Títulos: 5 Medalhas de Ouro – José Reis (juvenil) – Solo; Ricardo Almeida (sénior) – Solo; Luís Barroca (sénior) – Cavalo c/ Arções; Salvador Ferreira (iniciado) – Saltos; Ricardo Almeida (sénior) – Barra fixa; 7 Medalhas de Prata – Martim Lima (iniciado) – All around, Cavalo c/ Arções, Paralelas, Salvador Ferreira (iniciado), Argolas e Barra Fixa; Gaspar Ribeiro (júnior) – Cavalo c/ Arções; Hugo Lopes (júnior) – Argolas; 9 Medalhas de Bronze – Martim Lima (iniciado) – Solo, Argolas, Saltos e Barra Fixa; Salvador Ferreira (iniciado) – All around, Cavalo c/ Arções; Pedro Leão (juvenil) – Paralelas; Ricardo Almeida (sénior) – Cavalo c/ Arções; Equipa de Juniores – Gaspar Ribeiro, Hugo Lopes e Rui Campos.
Na Ginástica Artística Feminina, os 30 títulos conquistados pelo Sport distribuem-se pelo título coletivo da Equipa Sénior (Campeã Nacional), Rita França (1° Solo; 2° Geral Individual, Salto e Trave), Lia Sobral (1° Saltos; 2° Paralelas e 3° Geral Individual), Mafalda Costa (2° Geral individual, Solo e Saltos ; 3° Trave), Equipa Júnior (vice-Campeã Nacional), Carolina Marques (2° Paralelas e Trave, 3° Saltos), Gabriela Alves (1° Paralelas, 2° Solo, 3° Saltos e Paralelas), Sara Teixeira (1° Trave).
Mais novos batem concorrência
Nas juvenis – Joana Reis (1° Geral Individual e Solo, 2° Trave e Saltos), Nicole Nagata (3° Paralelas); nas iniciadas – Ema Oliveira (2° Paralelas, 3° Geral Individual e Saltos), Mafalda Freire e Maria Torres, completaram a presença do Sport.
Por sua vez, na 2ª Divisão as nossas ginastas obtiveram os seguintes resultados: iniciadas – Equipa Campeã Nacional – Beatriz Santos, Rita Rangel e Elena Oliveira; juvenis – Equipa Campeã Nacional – Joana Paranhos, Sara Melo, Sara Monteiro e Lara Gabriel; seniores – vice-Campeãs Nacionais por Equipas – Catarina Serra, Inês Ladeiras, Maria Vilarinho e Rita Martins.
Também na Taça de Portugal disputada na Anadia houve domínio do nosso clube. Em GAM, o Sport arrecadou mais dois títulos de equipa. A formação mais jovem do torneio constituída por Diogo Oliveira (JUV), Gustavo Teixeira (JUV), Salvador Ferreira (INI), Martim Lima (INI) e Vicente Vieira (INI), conseguiu, não só a proeza de vencer a Taça de Portugal Jovem, como ocupou os três primeiros lugares individuais na classificação geral, conquistados pelos nossos ginastas Diogo, Gustavo e Salvador. Também Martim e Vicente ao contribuírem com o seu melhor, Vicente nos aparelhos de solo e saltos, e Martim em todos os aparelhos alcançando o 5º lugar da classificação geral, deram uma excelente contribuição na conquista deste título de equipa.
Já a equipa de GAF do Sport, com as ginastas Joana Reis, Nicole Nagata, Ema Oliveira, Maria Torres e Mafalda Freire venceu Taça de Portugal Jovem feminina. Numa prova em que a competição era apenas de equipas, a atleta juvenil Joana Reis foi a melhor atleta em prova entre as ginastas iniciadas e juvenis. As ginastas juniores e Seniores, Rita França, Mafalda Costa, Gabriela Alves, Mafalda Pacheco e Ana Reis, classificaram-se em segundo lugar na Taça de Portugal absoluta. Por sua vez, a ginasta Mafalda Costa foi a melhor atleta em prova de entre todas as ginastas juniores e seniores.
Do domínio da ‘armada feminina’ do Remo…
No Remo, mas uma vez a ‘armada feminina’ do Sport ditou lei e dominou em várias categorias, como no shell de 8 com timoneiro, formado por Inês Silva, Inês Oliveira, Ana Leão, Maria Rita Rodrigues, Joana Leão, Maria Marques, Benedita Bacelar, Mafalda Martins e timoneira Sofia Oliveira, a garantir o ouro no Campeonato Nacional de Velocidade 2022, numa prova em que o nosso clube obteve mais 4 pódios.
À vitória em shell de 8 com timoneiro junta-se a prata de Inês Oliveira em W1x e os bronzes de Inês Silva e Maria Rita Rodrigues (W2x), Inês Oliveira, Inês Silva, Maria Rita Rodrigues e Joana Leão (W4x) e de André Costa e David Silva (M2x e 1°lugar sub23).
Já no Campeonato Nacional de Fundo 2022, Inês Oliveira venceu em 1x Fem Sen, numa prova em que o Sport conquistou mais dois pódios, o de vice-campeãs nacionais para Ana Leão/Maria Marques em 2- Fem Sen, bem como o terceiro lugar conquistado por Inês Miguel Silva/Benedita Bacelar/Maria Rita Rodrigues/Joana Leão em 4x Fem Sen.
A preponderância da ‘armada feminina’ do Sport também se fez notar na Aerobc Monsters, com o nosso remo a dominar na categoria Elite Mulheres, com Maria Rodrigues e Inês Silva a concluírem na primeira e segunda posição a prova organizada pelo Infante Remo.
Nesta regata individual, na distância de 6,5 quilómetros, ida e volta, no rio Douro, com início frente ao Cais de Avintes, em Gaia, e regresso após viragem na marina do Freixo, no Porto, registaram-se também o 2º lugar de Matias Dias na categoria J16 homens e o 3º lugar de Sofia Oliveira na categoria J16 Mulheres.
Também na 33ª Regata Internacional de Natal, disputada no rio Douro, o Sport obteve o segundo lugar em 4xAbsoluto feminino com a tripulação formada por Inês Oliveira, Mariana Teixeira, Maria Pereira Rodrigues e Inês Santos Silva, numa prova em que a tripulação de 4xAbsoluto masculino, formada por Guilherme Silva, André Costa, David Cardoso da Silva e Ricardo Silva, garantiu o 8º lugar.
Também no Desafio de Inverno em Barcos Longos, na pista do Mondego, em Coimbra, Inês Santos Silva, Maria Pereira Rodrigues, Benedita Bacelar e Maria Leão, em 4x sénior feminino, garantiram o pódio. A formação do Sport concluiu a prova na 2ª posição, num percurso com largada na Ponte Rainha Santa Isabel, com viragem junto ao Açude-Ponte, e chegada junto à Ponte Pedro e Inês.
…ao futuro prometedor do Remo Jovem
Por sua vez, no Encontro Nacional de Remo Jovem, que teve lugar no Centro de Alto Rendimento, de Montemor-o-Velho, o Sport conquistou 3 pódios, com um 1º lugar e dois terceiros. Na prova aberta a Benjamins, Infantis, Iniciados e Juvenis, o destaque vai para o 1º lugar obtido por Henrique Bártolo (M1x – iniciados), e os 3ºs lugares das tripulações formadas por David Cosme/Gabriel Jerónimo/Pedro Névoa/Gabriel Pereira (M4x – iniciados) e Diana Dias/Joana Barbedo (W2x – iniciados).
Também na Regata de Fundo Jovem 2022, que se disputou no Parque Fluvial do Tâmega, em Marco de Canaveses, o Sport conquistou 3 primeiros lugares e 7 pódios. Na prova para os escalões de Benjamins, Infantis, Iniciados e Juvenis e organizada pela Associação de Remo do Norte, o Sport venceu nas categorias de 1x Inic M (Henrique Bártolo), 2x Inf M (Afonso Seabra e Artur) e 4x Juv M (Matias Dais, Vasco Ferreira, Martim Costa e Leonardo Lucena). Já a prata foi conquistada em 1x Juv M (Simão Dias) e 1x Inic M 1ª remadas (Pedro Névoa), enquanto o bronze foi obtido em 1x Juv F (Sofia Oliveira) e 1x Inf M 1ª remadas (Martim Teixeira).
Henrique Bártolo, em 1x inic masc 1000m, também obteve o 1º lugar na 3ª Regata Troféu Jovem/Masters 1ªs Remadas, na qual o remo do Sport conquistou 7 pódios, com quatro segundos lugares e duas terceiras posições. Na prova disputada em Lanhelas, Caminha, e que contou com a participação de 175 atletas, distribuídos por 111 tripulações e em representação de 6 clubes. o remo do Sport obteve os 2ºs lugares em 1as Remadas juv masc/fem 250m (Matias Estevão), 1x juv masc 1500m (Eduardo Almeida), 1x juv fem 1500m (Sofia Pinto Oliveira) e 4x juv masc 1500m (Matias Dias, Leonardo Lucena, Vasco Ferreira e Raul Oliveira), garantindo também os terceiros lugares em 2x juv masc 1500m (Simão Dias e Martim Alves) e 4x inic masc 1000m (Gabriel Pereira, Gabriel Jerónimo, Pedro Névoa e Rafael Pereira).
Bi-Campeãs Europeias de Beach Rugby
No Rugby, as nossas meninas mais uma vez foram Campeãs Europeias de Beach Rugby. As nossas Bi-Campeãs venceram as etapas da Holanda e França, e ficaram em segundo no Porto e Itália, revalidando assim o título de Campeãs da Europa em Beach Rugby.
Para registo, ficam o 1º lugar na North Sea Beach Rugby (Holanda), 1º lugar no Marseille Beach Rugby (França), 2º lugar no Porto Beach Rugby e 2º lugar no Lignano Beach Rugby (Itália).
Já no plano nacional, o Sport conclui em 3º lugar a Divisão de Honra do Campeonato Nacional Feminino, vencendo o Benfica por 19-17 no jogo da atribuição do 3° e 4° lugares. Com esta vitória em finais de março no Jamor, o Sport garantiu um lugar no pódio da Divisão de Honra do Campeonato Nacional Feminino, apenas ficando atrás do vice-campeão Agrária de Coimbra e do campeão Sporting CP.
Já na Taça de Portugal, a equipa feminina do Sport ficou pelas meias-finais ao perder diante da Agrária de Coimbra, na partida disputada no Campo de Rugby da Moita de Anadia, por 17-7, numa prova que haveria de ser ganha pelo Sporting.
Por sua vez, Daniela Correia, Catarina Ribeiro, Carlota Torres, Elsa Santos, Francisca Mendes e Vanessa Nunes, atletas do Sport, foram presenças assíduas nos estágios e seleção nacional Rugby de XV, que participou no Rugby Europe Womens Trophy, com etapas em Budapeste, Zagreb e Bruxelas, bem como no HSBC World Rugby Spain Sevens, em Sevilha.
Globetrotter Marta Caride
Na Esgrima, Marta Caride disputou algumas Taças do Mundo na disciplina de Florete com desempenhos assinaláveis.
Por exemplo, em Barcelona, obteve um 7°lugar no Circuito Sub23 e a 28ª posição na Taça do Mundo Satélite. Já no Campeonato do Mundo – Cairo 2022, na sua primeira participação em Campeonatos do Mundo na condição de atleta sénior, Marta Caride concluiu na 81ª posição.
Por sua vez, no Campeonato da Europa, disputado na Turquia (Antalya), a nossa atleta obteve o 37.º lugar. Na prova de Budapeste, a contar para o Circuito Europeu de Sub 23, Marta Caride alcançou uma excelente 7.ª posição, enquanto que na Taça do Mundo Tauberbischofsheim, na Alemanha, classificou-se na 164.ª posição. O Challenge International des Haut de Seine foi outra das provas disputadas por Marta Caride, tendo concluido na 31° posição na prova francesa.
Também Artur Moreira representou o Sport na equipa nacional de veteranos (+60) que participou no Campeonato da Europa na arma de Espada. Na competição disputada na cidade alemã de Hamburgo, a equipa Portuguesa terminou a sua prestação na 13.ª posição da classificação geral.
No plano nacional, registam-se o título de vice-Campeã Nacional em florete para Ana Viana, que apenas foi travada na final, perdendo pela margem mínima (13/12), diante da madeirense Marta Fernandes. Bem como a medalha de bronze de Rui Costa no Campeonato Nacional de Esgrima – Absoluto, com o Sport a sagrar-se vice-Campeão Nacional por equipas (Danilo Costa, José Miguel Guimarães, Rui Casal e Rui Costa).
Já nas Finais Nacionais disputadas em Torres Vedras, a Esgrima do Sport obteve 6 pódios: João Carneiro, 2° class. benjamins (classificação não oficial); Rodrigo Pinheiro, 3° class. Infantis; Francisco Oliveira, 2° class. Iniciados; Francisco Oliveira, 2° class. Cadetes; Mateus Fonseca, 3° class. Cadetes; Ana Viana, 2° class. cadetes. Também Tiago Calejo e Maria Melo garantiram dois pódios para o nosso clube na arma de florete no Campeonato Nacional de Juniores (terceiro lugar), que se disputou no Velódromo de Sangalhos.
Já a equipa do Sport formada por Enzo Nogueira, Francisco Oliveira, João Sampaio e Rodrigo Pinheiro estiveram em bom plano no Campeonato Nacional de Iniciados, conquistando a medalha de prata desta competição.
Mestre do Judo repetiu título Europeu
No Judo, o nosso mestre João Mendonça Santos, e treinador do Sport, esteve mais uma vez em evidência nas provas internacionais para Veteranos, conquistando o título de Campeão Europeu de Veteranos (-90Kg), em Heraklion, Grécia. Na prova disputada no início de junho, o treinador do Sport Clube do Porto repetiu as conquistas de 2019, 2020 e 2021, mas agora na categoria de -90kg.
Por sua vez, no Mundial de Veteranos 2022, na Polónia, João Mendonça Santos conquistou 3 vitórias e sofreu duas derrotas, cotando-se na sétima posição entre 26 atletas na categoria M4 (-90kg), que estiveram em Cracóvia.
Ainda no plano internacional, João Mendonça Santos obteve o 2.º lugar na categoria de -90Kg no Master Internacional des Vignobles du Médoc. Na prova disputada na cidade francesa de Saint-Aubin-de-Médoc, o nosso mestre apenas foi superado por Frank Chazeirat, do Judo Club du Gatinais, garantindo um prestigiante lugar no pódio do Tournoi de France Vétéran.
Também Adriano Abel sagrou-se tricampeão nacional de veteranos (-60KG M4), num Campeonato Nacional de Veteranos 2022 em que o judo do nosso clube arrecadou mais quatro pódios. Na prova organizada pela Federação Portuguesa de Judo e disputada nas instalações do Colégio da Imaculada Conceição, em Cernache, o Sport garantiu também medalhas através dos nossos judocas Tasso Neto (2º em -73KG M1), João Santos (2º em +90KG M4/M5), Thiago Mello (3º em -90KG M2) e Cristiano Reis (3º em +90KG M3).
Vela do Sport domina Optimist
Na vela, o então nosso atleta Tomás Pacheco concluiu na 89ª posição o Campeonato do Mundo de Optimist, disputado em julho em Bodrum, na Turquia, acabando por obter o melhor registo entre os cinco elementos que completaram a frota portuguesa, tanto na competição de Team Racing como nas finais.
Na qualificação para o Mundial, Tomás Pacheco obteve o 3º lugar no Campeonato de Portugal (Portimão), numa prova em que a armada do Sport, liderada pela treinadora Mafalda Paquete, obteve os seguintes registos: 21º Miguel Lima; 48º Margarida Baia; 65º Manuel Rocha; 68º Diogo Veia e 97º Mateus Tavares.
Já na Taça de Portugal organizada pelo nosso clube, para além do 9º lugar de Tomás Pacheco, a ‘armada’ do Sport obteve os seguintes resultados entre 110 atletas: 28º Miguel Lima; 33º Diogo Veia; 77º Afonso Braga; 79º Margarida Baia e 98º Mateus Tavares.
Os velejadores do Sport também estiveram em bom plano no Troféu Cimertex-Komatsu. Na prova promovida pelo Clube de Vela Atlântico, O Sport garantiu três pódios, dos quais o primeiro lugar na Classe Laser/Ilca por Jorge Ferrer. Num troféu em que o Sport se apresentou com 11 velejadores, distribuídos pelas classes Laser/Ilca, Optimist e 420, há a registar os seguintes resultados: Classe Laser/Ilca (1º Jorge Ferrer, 2º Catarina Baía, 9º Francisco Fontaine, 10º Rodrigo Cunha); Classe Optimist (2º Miguel Lima, 3º Diogo Veia, 8º Afonso Braga, 9º Tomás Pacheco, 12º Margarida Baía); Classe 420 (6º Benedita Rebelo/Manuel Camelo, 7º Filipe Vieira/Rodrigo Pacheco).
No Ténis, há a registar a vitória de Gonçalo Castro no Warriors Tour, prova que todos os anos decorre no mês de janeiro na Semana del Tenis Juvenil, na Ciudad de la Raqueta, em Madrid. Dispondo de um ‘wild card’ para o escalão Sub14, Gonçalo Castro bateu sucessivamente Raul Martinez e Alejandro Almendros nos dois primeiros encontros. Na meia-final, diante de Fermín Barcada, o tenista Sport revelou-se superior num encontro bastante competitivo, acabando por vencer com os parciais de 7-6(5), 2-6 e 10-3. Na final, Gonçalo Castro também se superiorizou a Nicolas Panadero, vencendo por 6-2 e 6-3, inscrevendo o seu nome nos vencedores do Warriors Tour.